Ubirajara Ayres Gasparin é a quinta autoridade a deixar um cargo de alto escalão no governo Beto Richa neste ano. A série teve início em março, com a saída de Marcelo Cattani da Secretaria da Comunicação Social. Ele ocupou o cargo durante todo o 1º mandato de Richa e saiu por divergências sobre como tratar o caso em que o primo de Richa, Luiz Abi Antoun, foi denunciado pelo Ministério Público por suspeita de fraude numa licitação da manutenção de veículos oficiais.
Em maio, Amauri Escudero foi afastado da chefia do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, cargo que ocupava desde 2012. Ele foi substituído pela vice-governadora do estado, Cida Borghetti, que recebeu a missão de aumentar a integração com o governo federal para ampliar o repasse de verbas para o Paraná. Cida foi exonerada no mesmo mês, sem que os motivos tenham sido esclarecidos pelo Executivo.
Também em maio saíram os secretários da Educação e da Segurança Pública. Fernando Xavier deixou a pasta da Educação no começo do mês, em meio à crise provocada pelo confronto do dia 29 de abril entre policiais militares e professores em greve. Dias depois, foi a vez de Fernando Francischini sair do governo, também por causa dos desgastes causados pelo confronto.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião