Ubirajara Ayres Gasparin é a quinta autoridade a deixar um cargo de alto escalão no governo Beto Richa neste ano. A série teve início em março, com a saída de Marcelo Cattani da Secretaria da Comunicação Social. Ele ocupou o cargo durante todo o 1º mandato de Richa e saiu por divergências sobre como tratar o caso em que o primo de Richa, Luiz Abi Antoun, foi denunciado pelo Ministério Público por suspeita de fraude numa licitação da manutenção de veículos oficiais.

CARREGANDO :)
Veja também
  • OAB não vê irregularidade em procurador defender Abi
  • Procurador-geral do PR é exonerado do cargo

Em maio, Amauri Escudero foi afastado da chefia do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, cargo que ocupava desde 2012. Ele foi substituído pela vice-governadora do estado, Cida Borghetti, que recebeu a missão de aumentar a integração com o governo federal para ampliar o repasse de verbas para o Paraná. Cida foi exonerada no mesmo mês, sem que os motivos tenham sido esclarecidos pelo Executivo.

Publicidade

Também em maio saíram os secretários da Educação e da Segurança Pública. Fernando Xavier deixou a pasta da Educação no começo do mês, em meio à crise provocada pelo confronto do dia 29 de abril entre policiais militares e professores em greve. Dias depois, foi a vez de Fernando Francischini sair do governo, também por causa dos desgastes causados pelo confronto.