Fontes palacianas dão como certa a saída de Julio Cesar Zem do cargo de procurador-geral do Estado na próxima semana. As mudanças, porém, não parariam por aí. O governador Beto Richa (PSDB) também estaria disposto a mexer no primeiro escalão, em duas das pastas consideradas cerebrais no Executivo. O tucano teria dito a pessoas próximas que as ações do governo precisam andar mais rápido. A preocupação tem razão de ser: a eleição de 2014, que ocorrerá em pouco mais de um ano.
Em alta - Fim do voto secreto
A manutenção do mandato do deputado-presidiário Natan Donadon (sem partido-RO) reacendeu a pressão para que o Congresso aprove o fim do voto secreto em suas sessões.
Em baixa - Câmara dos Deputados
Apenas dois meses após os protestos de rua que pediam o fim da corrupção, rumou no caminho contrário da opinião pública ao não cassar o mandato de Natan Donadon.
Participação popular
O Senado alterou trecho de seu regimento interno para permitir a participação dos cidadãos em sabatinas de autoridades. A alteração consta de resolução publicada na última sexta-feira, no Diário Oficial da União. A partir de agora, cidadãos poderão enviar informações ou perguntas dirigidas ao sabatinado. Indicados para vários cargos têm de se submeter às sabatinas, dentre eles os ministros do STF e o procurador-geral da República.
Briga de cúpula
Na queda de braço travada entre a Secretaria de Segurança e o Gaeco no Paraná, por enquanto houve um único beneficiado: o procurador-geral de Justiça do MP, Gilberto Giacoia (foto). Para boa parte dos promotores e procuradores, Giacoia tem defendido a instituição, ao contrário do secretário de Segurança, Cid Vasques, que é membro de carreira do MP. Na visão de parte deles, Vasques estaria agindo politicamente em suas decisões à frente da pasta, em prejuízo do trabalho do MP. Um exemplo seria o rodízio de policiais cedido aos promotores para ajudar em investigações.
Nova sede
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Curitiba acatou emendas que propõem alterações no Regimento Interno da Casa. Entre elas está a alteração no Fundo Especial da Câmara para assegurar recursos à construção da nova sede da Casa. Segundo a assessoria da Casa, a ideia é que o fundo dure dez anos e a obra comece em até três anos. A proposta passa agora pela análise da Comissão de Economia.
Visita à Urbs
Integrantes da CPI do Transporte da Câmara de Curitiba fazem na próxima segunda-feira nova visita à sede da Urbs. Os vereadores Valdemir Soares (PRB) e Chicarelli (PSDC) querem ter acesso a alguns processos. Entre eles estariam um processo do serviço de segurança e outro de cerca de R$ 30 milhões envolvendo a empresa Dataprom, que presta serviços de bilhetagem eletrônica.
Pinga-fogo
"Linha auxiliar do PSDB. Será esse o papel do PSB em 2014? Me preocupa [que se cogite essa possibilidade]."
Cid Gomes (PSB), governador do Ceará, criticando eventual aliança entre seu partido e o PSDB, sinalizada pelo recente encontro entre Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB). Cid defende que o partido apoie a reeleição de Dilma Rousseff.
Deixe sua opinião