Analistas e técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entregaram nesta segunda-feira ao ministro Gerardo Grossi o relatório conclusivo de perícia na prestação de contas da campanha do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva e do comitê nacional do PT. As contas serão julgadas nesta terça-feira na sessão plenária do TSE, que começa às 19h.
O ministro terá menos de 48 horas para examinar o parecer. De acordo com a Resolução 22.250/06 do TSE, a decisão que julgar as contas do candidato eleito deve ser publicada em sessão até 8 dias antes da diplomação. No TSE, a solenidade está marcada para o próximo dia 14 de dezembro.
A Secretaria de Controle Interno do TSE montou uma força-tarefa com 23 servidores que, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, trabalharam das 9h às 23h, inclusive no fim de semana, para avaliar a legalidade das doações e gastos relacionados nas duas prestações de contas.
Todos os documentos apresentados foram comparados com as informações prestadas pelo candidato e pelo comitê nacional. Nos casos de divergências, os técnicos do TSE contaram com a presença permanente de seis contadores indicados pelo PT para dirimir dúvidas. Foram apenas cinco dias para análise de um montante de documentos que, empilhados, cobriam uma parede do Tribunal.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião