O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu ontem por unanimidade o registro de candidatura de Albanor "Zezé" Gomes (PSDB), vencedor das eleições para prefeito de Araucária. A decisão judicial permite que ele seja diplomado hoje e cumpra o mandato normalmente a partir do dia 1º de janeiro. Albanor ganhou a disputa com 31,2 mil votos contra 28,2 mil do atual prefeito, Olizandro Ferreira (PSDB).
O prefeito eleito era considerado inelegível desde 2004, devido à sociedade na empresa de crédito Mega Cred. A empresa abriu falência e soma uma dívida de aproximadamente R$ 50 milhões. A legislação eleitoral proíbe a candidatura de quem tenha participação em instituições financeiras.
O imbróglio em Araucária provocou protestos dos eleitores de Albanor. No dia 13 de outubro, 300 pessoas fizeram uma manifestação na frente do Fórum Eleitoral do município para cobrar explicações sobre o pleito. Eles queriam saber porque a juíza eleitoral Maria Cristina Franco Chaves permitiu que ele se candidatasse, mesmo sem registro.
Na época, o atual prefeito garantiu que faria a transição do cargo sem problemas caso a decisão do TSE fosse favorável a Albanor. Olizandro defendeu que o adversário só conseguiu concorrer graças a uma falha da Justiça e que "tinha enganado os eleitores". O peemedebista, porém, também é alvo de ações na Justiça.
Londrina
Os dois embargos de declaração em favor do vencedor das eleições em Londrina, Antonio Belinati (PP), também estavam na pauta de ontem à noite do TSE, mas até o fechamento desta edição não tinham sido julgados. Belinati teve o registro de candidatura cassado dois dias após vencer o segundo turno contra Luiz Carlos Hauly (PSDB), por 51,73% dos votos contra 48,27% do rival. Ele tem problema na prestação de contas de quando foi prefeito da cidade pela última vez (1997 a 2000).
Os embargos pedem a revisão da decisão do tribunal. O julgamento começou na semana passada, mas foi adiado devido a um pedido de vista do ministro Eros Grau. O único que já pronunciou o voto foi o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, que manteve a cassação de Belinati.
Se o posicionamento de Ayres Britto for mantido, a defesa do candidato promete recorrer ao Supremo Tribunal Federal. Com Belinati fora, deve ocorrer um novo segundo turno entre Hauly e Barbosa Neto (PDT), segundo e terceiro colocados do primeiro turno.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Deixe sua opinião