O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o calendário eleitoral para a realização do plebiscito que decidirá sobre a possível divisão do Estado do Pará e a criação de duas novas Unidades da Federação: Carajás e Tapajós.
O plebiscito está marcado para o dia 11 de dezembro de 2011, com a abertura das seções eleitorais às 8h e encerramento da votação às 17h.
Os ministros do tribunal concluíram que todos os eleitores do Estado do Pará devem participar do plebiscito. No caso de divisão, deve ser consultada a população diretamente interessada- a do território que se pretende desmembrar.
O TSE também definiu as duas perguntas que serão submetidas aos eleitores. São elas: "Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?" e "Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?"
O cidadão que quiser participar do plebiscito tem até o dia 11 de setembro, três meses antes do plebiscito, para pedir seu título de eleitor ou transferir seu domicílio eleitoral para a região.
A apuração do resultado começará logo após o término da votação, às 17h.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia