O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu nesta segunda-feira o primeiro registro de candidatura à presidência e à vice-presidência da República nas eleições de 2006. O pedido foi protocolado pelo PSL, que registrou chapa única formada pelo ex-deputado federal Luciano Bivar, candidato a presidente, e pelo ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Américo de Souza, candidato a vice. A chapa será identificada pelo número 17.
O ex-deputado e empresário Luciano Bivar é pernambucano, casado, tem curso superior completo e é residente e domiciliado em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, segundo as informações registradas no TSE. Ele declarou que pretende gastar R$ 60 milhões como valor máximo na campanha presidencial.
Aos jornalistas presentes no ato do registro, o candidato Luciano Bivar criticou a cláusula de barreira, que, segundo ele, "será seguida por lista fechada e vai acabar com os partidos políticos pequenos e independentes".
Os partidos políticos têm até às 19 horas do próximo dia 5 de julho para registrar os candidatos. Se não o fizerem, o próprio candidato pode requerer o registro até o dia 7 de julho.Os candidatos a presidente e vice serão registrados no TSE; os candidatos a governador e vice-governador, senador e suplentes, deputado federal, estadual ou distrital serão registrados nos Tribunais Regionais Eleitorais.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião