Além de secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra (PSD) assumiu de vez a função de porta-voz do governo estadual. Enquanto o governador Beto Richa (PSDB) parece se manter firme no propósito de não falar com a imprensa, é Sciarra quem responde os repórteres sobre qualquer tema envolvendo o governo ou o governador, seja as medidas de austeridade, sejam protestos, ou até mesmo as posições do governo em relação à crise do ônibus em Curitiba.
Posse
Tomam posse hoje o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná(TRE), desembargador Jucimar Novochadlo, e o novo corregedor, Luiz Fernando Tomasi Keppen. A gestão ficará à frente das eleições municipais de 2016. E deverá trabalhar sob a pressão das denúncias de caixa dois e desvios para campanhas deflagrados na Operação Lava Jato. O desembargador é o primeiro presidente do TRE que já pertenceu aos quadros da instituição: foi servidor concursado de 1980 a 1989, antes de ingressar na magistratura.
Aliás...
Novochadlo reconhece que a Corte terá que fiscalizar as eleições com o cuidado exigido por uma resolução que está sendo preparada pelo Tribunal Superior Eleitoral, em resposta às denúncias de desvio de dinheiro apuradas pela Polícia Federal. Outra meta será aumentar de 25% para 40% o porcentual de eleitores que usam urnas biométricas no estado.
Posse no TJ
Hoje também é a posse da cúpula do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), que passará a ser presidido pelo desembargador Paulo Roberto Vasconcelos. O cargo de 1º vice-presidente será ocupado por Renato Braga Bettega. Fernando Wolff Bodziak continua na posição de 2º vice-presidente.
Impeachment
A pedido de uma construtora acusada na Lava Jato, o jurista Ives Gandra Martins admitiu ter elaborado parecer em que afirma ser viável um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A informação é da revista Veja, que não divulgou qual empresa fez o pedido. O parecer argumenta que o governo foi omisso quanto a recursos desviados da Petrobras.
Calouros
Em seu primeiro dia como deputado estadual, alguns dos parlamentares novatos tiveram dificuldades com os procedimentos da Assembleia Legislativa do Paraná. Durante a eleição da Mesa Executiva, Guto Silva (PSC) e Paulo Litro (PSDB) demoraram para se acertar com os botões do painel eletrônico e atrasaram a votação em alguns minutos. Já Hussein Bakri (PSC) fez o juramento com a mão esquerda o correto é fazer com a mão direita.
Clima de formatura
Em alguns momentos, a posse teve clima de formatura. Ao fazer seu juramento, Márcio Nunes (PSC) foi ovacionado por um grupo de correligionários presente nas tribunas o mesmo aconteceu com os petistas Tadeu Veneri e Professor Lemos, aplaudidos pelos manifestantes presentes. A turma que aplaude Fernanda Richa, sempre presente em eventos no Centro Cívico, também deu o ar de sua graça quando a primeira-dama foi citada.
Tudo DEM
Os trabalhos da primeira sessão da Assembleia em 2014 foram dirigidos integralmente pelo DEM. Decano da Assembleia, Nelson Justus presidiu a sessão e chamou para compor a Mesa como secretários os colegas de legenda Pedro Lupion e Elio Rusch. O único que ficou de fora foi Plauto Miró que foi reeleito como 1º secretário do Legislativo e é o representante do partido na Mesa "de verdade".
Pinga-fogo
É fundamental manter a denúncia permanente e o enfrentamento àqueles que se envolvem com corrupção.
Alvaro Dias, senador (PSDB-PR), sobre a intenção da oposição de fazer uma nova CPI da Petrobras, em 2015.
Colaboraram: Amanda Audi, Chico Marés e Camille Bropp Cardoso
Deixe sua opinião