Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas Políticas

Tucanos puro-sangue

 | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
(Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo)
 |

1 de 1

Depois da queda do governador de São Paulo, José Serra, na pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial, a oposição deflagrou movimento para pressionar o governador de Minas, Aécio Neves, a disputar o Palácio do Planalto como vice na chapa tucana. DEM e PPS estão dispostos a conversar com Aécio na tentativa de convencê-lo a integrar uma chapa puro-sangue, o que na avaliação da oposição pode conter o crescimento da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT. Aécio anunciou no fim do ano passado que, diante da indefinição do partido em escolher o candidato ao Planalto, retirava o seu nome da corrida presidencial, o que forçou Serra a se definir como candidato. O governador de São Paulo, porém, vem reafirmando que ainda não definiu se será o nome do PSDB na corrida presidencial.

Aliás...

O presidente Lula não quis comentar ontem a última pesquisa de opinião do Instituto Datafolha, que aponta um empate técnico entre Dilma Rousseff e José Serra (PSDB), dentro do limite da margem de erro. "Não vi (a pesquisa). Ontem eu estava preocupado com o jogo do Santos e do Corinthians", disse o presidente. Lula voltou a afirmar que, caso Dilma seja eleita, ele não irá interferir no governo da sucessora. Segundo ele, caso seja eleita, Dilma fará um governo "ao estilo dela".

Reconduzido

O governador Roberto Requião assinou a recondução de Olympio de Sá Sotto Maior ao cargo de procurador-geral de Justiça. Essa é a quarta vez que Olympio assumirá o cargo, fato inédito no Ministério Público do Paraná. Olympio foi reeleito pelos procuradores e promotores de Justiça no início da semana passada, com 495 dos 558 votos dos 558. A posse de Olympio está marcada para o dia 7 de abril.

Improbidade

O ex-secretário especial para Assuntos Estratégicos da gestão de Jaime Lerner, Alex Beltrão, foi condenado por improbidade administrativa. Com a condenação, Beltrão terá de pagar multa no valor de 30 vezes do que recebia como secretário. Ele também perdeu os direitos políticos por cinco anos e não poderá firmar contratos com o poder público por três anos. Beltrão poderá recorrer da sentença.

Sarandi

A defesa do prefeito de Sarandi, Milton Martini (PP), abandonou ontem a sessão da Câmara Municipal que estava julgando o processo de impeachment dele, por mau uso de dinheiro público. A saída aconteceu depois que os vereadores negaram o pedido de adiamento da sessão por 24 horas, feito pela defesa de Martini.

Licitação problemática

O deputado estadual Jocelito Canto (PTB) foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região por fraude em licitação, no ano 2 000, quando era prefeito de Ponta Grossa. A licitação foi realizada para a reforma do prédio da antiga estação ferroviária da cidade, que se transformou em um centro cultural.

Nada irregular

Jocelito disse que não houve nada de irregular na licitação, de R$ 344 mil. "Foi feito um aditivo de R$ 156 mil e o MP entendeu que deveria ter sido feita nova licitação, mas a lei permite que obra de restauro pode ter aditivo de até 50% do valor", explicou. O aditivo, segundo ele, foi feito para colocação de vigas metálicas e dutos. Canto diz que vai recorrer da decisão.

Jornada

A presidente da Associação Comercial do Paraná, Avani Slomp Rodrigues, e outros representantes da classe empresarial se reúnem hoje em Brasília com o presidente da Câmara Federal, deputado Michel Temer (PMDB-SP, foto). O encontro será para tratar da proposta de emenda constitucional que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Os empresários são contrários a qualquer mudança no sistema atual. Ontem, Temer falou que acredita que, se a proposta de redução for à votação neste ano, é provável que seja aprovada.

Pinga-fogo

"A rejeição ao Serra cresce porque, mesmo que ele faça um salamaleque para dizer que não é anti-Lula, a oposição não o permite fazer esse tipo de movimento porque são muito duros com o governo. A oposição não deixa o Serra se movimentar."

Do líder do governo na Câmara dos Deputado, CândidoVacarezza (PT-SP), analisando os problemas da casa alheia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.