Professor Galdino, vereador| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Paulo Salamuni, vereador e presidente da Câmara de Curitiba

Figurinha carimbada em eventos políticos, o vereador Professor Galdino (PSDB, foto) resolveu fazer um "protesto" durante o anúncio dos investimentos do governo federal e estadual no metrô de Curitiba. Do setor reservado às autoridades, ele segurava uma faixa com os dizeres "queremos hospitais veterinários públicos". Ele mostrou a faixa inclusive durante o discurso da presidente Dilma Rousseff (PT).

CARREGANDO :)

Aliás...

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais na Câmara dos Deputados, Ricardo Izar (PSD-SP), pretende entrar com uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) para que o órgão investigue como o Instituto Royal recebeu, em 2010, cerca de R$ 5 milhões do governo federal para realizar pesquisas, sem possuir registro no Conselho de Controle de Experimentação Animal (Concea), concedido em setembro deste ano. O Instituto Royal foi invadido no dia 18 por ativistas, que resgataram 178 cães da raça beagle.

Publicidade

Preconceito

Um vereador de Piraí (RJ) disse em uma sessão da Câmara Municipal que mendigos deveriam virar ração para peixe. José Paulo Carvalho de Oliveira (PT do B) discursou no último dia 8 contra o voto de moradores de rua. "Proibir voto de mendigos eu acho que foi uma atitude certíssima. Mendigo não tem que votar. Aliás, acho que deveria até virar ração pra peixe", disse. O vídeo foi publicado na internet no dia 10, mas teve repercussão apenas ontem.

Só em dezembro

Cortejado por PSDB e PSB, o PPS pode definir em dezembro um futuro apoio em torno de um dos pré-candidatos de oposição à Presidência da República. O debate será feito no Congresso Nacional do partido, entre 6 e 9 de dezembro. No centro da discussão estará uma possível aliança com o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ou com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG).

FHC de molho

Publicidade

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cancelou participação em cerimônia no Congresso ontem por causa de uma diverticulite, inflamação no intestino grosso. FHC receberia a medalha Ulysses Guimarães, criada pelo Senado para homenagear personalidades políticas que tiveram participação na Assembleia Constituinte. O ex-presidente está em sua casa, em São Paulo, em repouso e mantendo dieta.

Marina de novo

A ex-senadora Marina Silva estará novamente em Curitiba hoje. Ela dá uma palestra a partir das 20 horas, no auditório Mario de Mari da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), durante o 9º Ciclo de Palestras CBN. O tema da palestra será "Desafios do Desenvolvimento Sustentável do Brasil". Marina esteve na cidade na semana passada, quando participou de um debate na Universidade Católica do Paraná.

CPI lotada

A sessão de ontem de manhã da CPI do Pedágio, na Assembleia Legislativa do Paraná, teve um público maior que o usual. Políticos e moradores da cidade de Nova Aurora, no Oeste, lotaram o plenarinho da Casa. A visita "em massa" era para pressionar os parlamentares a aprovarem o projeto que cria a comarca de 1ª instância na cidade, de quase 12 mil habitantes. A comitiva era comandada pelo deputado Nereu Moura (PMDB). O projeto foi aprovado na sessão da tarde.

Publicidade

Pinga-fogo

"The future is now [O futuro é agora]."

Paulo Salamuni, vereador (PV), presidente da Câmara de Curitiba, sobre o fim do voto secreto na Casa.

Colaboraram: Chico Marés, Katna Baran e Yuri Al’Hanati.