Ademar Traiano (PSDB), deputado e Beto Richa (PSDB), governador| Foto: Fotos: Henry Milleo/ Gazeta do Povo e Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Cassio Taniguchi, secretário do Planejamento

O governo do Paraná e a liderança do governo na Assembleia Legislativa parecem não falar a mesma língua. Depois de barrar requerimentos da bancada da oposição que convidava o secretário do Planejamento, Cassio Taniguchi, para dar explicações sobre o programa bilionário "Tudo Aqui", o deputado Ademar Traiano (PSDB, à esq.), líder do governo na Casa, decidiu resolver a situação. Marcou para às 10 horas de hoje uma conversa do secretário com os deputados para esclarecer todas as dúvidas sobre o "Tudo Aqui". Mas na mesma hora, às 10h, o governador Beto Richa (PSDB, à dir.) vai entregar no Palácio Iguaçu 37 novos carros para reforçar a estrutura de atendimento dos escritórios regionais e da rede de Agências do Trabalhador no interior do estado. A solenidade vai atrair os deputados que têm base eleitoral no interior. Os parlamentares estavam divididos entre as duas agendas. Mas, entre ouvir as explicações de Taniguchi, e participar da entrega de carros com o governador, os deputados devem dar prioridade para a agenda com Richa.

CARREGANDO :)

Ducci e o PPS

A ida do ex-governador César Borges para o Ministério dos Transportes não agradou tanto ao PR quanto esperava o Palácio do Planalto. Embora marque a volta do partido à Esplanada dos Ministérios, a indicação não agradou à bancada do PR na Câmara dos Deputados. Por ora, a estratégia dos parlamentares é evitar embate com o novo ministro, que toma posse hoje. Mas, reservadamente, deputados da legenda afirmam que o nome escolhido por Dilma "não dá garantias" de que o partido estará ao lado da presidente na campanha pela reeleição.

Publicidade

Queda de braço

A aposentadoria do diretor da Receita Estadual, Gilberto Della Coletta, teria colocado em lados opostos o governador Beto Richa (PSDB) e o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly (PSDB). O secretário quer indicar o atual diretor-geral, Clóvis Rogge, para o cargo e Richa, um auditor de Londrina. Nesta quebra de braço, deve prevalecer o maior bico entre os dois tucanos – o do chefe do Poder Executivo.

Educativa

Paulo Vítola não é mais diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (E-Paraná). O jornalista e publicitário anunciou a saída do cargo na segunda-feira alegando razões pessoais. O governo do Paraná ainda não definiu o nome do substituto.

Vende-se

Publicidade

A Curitiba S/A (Companhia de Desenvolvimento de Curitiba) está vendendo uma área de 1,9 mil metros quadrados próxima à represa do Passaúna, no Campo Comprido, em Curitiba. Quem quiser comprar a área deve desembolsar, no mínimo, R$ 749 mil. As propostas devem ser entregues até o dia 29 de maio.

Transporte urbano

Está na ordem do dia de hoje da Assembleia Legislativa, em segunda discussão, o projeto de lei que prevê a isenção do ICMS incidente sobre o diesel usado no transporte coletivo. De acordo com o texto, o benefício valerá para nove municípios do Paraná com população superior a 150 mil habitantes. No entanto, pelo menos três emendas devem ser apresentadas ao texto, na tentativa de garantir a isenção para cidades com pelo menos 50 mil, 80 mil ou 140 mil moradores. Com isso, a matéria terá de voltar à CCJ. A orientação do governo, porém, é rejeitar todas as emendas.

Pinga-fogo

"Deputado vê chifre em cabeça de cavalo."

Publicidade

Cassio Taniguchi (foto 2), secretário do Planejamento, sobre as críticas feitas por deputados de oposição ao projeto "Tudo Aqui".

Colaboraram: Guilherme Voitch e Euclides Lucas Garcia.