• Carregando...

O secretário municipal de Obras, Eider Dantas, anunciou na tarde de domingo que as duas galerias do Túnel Rebouças poderão ser reabertas na terça-feira de manhã se não voltar a chover no Rio. Pela manhã, a secretaria já havia informado que a galeria sentido sul-norte do Túnel Rebouças estará liberada ao tráfego na segunda-feira, às 5h. A pista será fechada às 15h e reaberta novamente às 16h, quando a mão será invertida no sentido Rio Comprido-Lagoa, portanto, Zona Norte - Zona Sul, para desafogar o trânsito. De meia-noite às 5h a pista será fechada para os trabalhos da Prefeitura. De acordo com o o secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, a agulha de acesso ao túnel pelo Cosme Velho continuará interditada.

No sábado, o secretário disse acreditar que o Rebouças seria reaberto na quarta-feira. Mas a reabertura dependia da utilização de uma retroescavadeira para retirar parte da terra que ainda ameaça deslizar da encosta sobre o túnel. O equipamento não pôde ser usado devido à instabilidade do terreno. Desta forma, a retirada da terra será feita manualmente.

- Estamos trabalhando na construção de uma estrutura de contenção na encosta, da embocadura do túnel e da lateral da pista da galeria que abriremos amanhã, para evitar que qualquer detrito atinja os veículos que trafegarem no local - disse Eider Dantas.

Estão sendo colocados tapumes de madeira resistente na parte da encosta que fica em cima da galeria Lagoa-Rio Comprido para impedir a queda de detritos na via. Também com intuito de garantir a segurança dos motoristas, será construído um prolongamento da entrada do túnel com alumínio e um bloco de concreto de 2,60 metros de altura entre as duas galerias.

Não venham de carro

Apesar da reabertura de uma das galerias do túnel, o secretário Municipal de Transporte fez um alerta à população:

- O nosso apelo é pra que a população considere que amanhã será um dia muito complicado se todo mundo quiser passar por essa galeria. Então, não venham de carro também amanhã para que a gente possa ir retomando o tráfego lentamente até que seja reaberta a outra galeria - disse Arolde de oliveira.

Rachadura

A descoberta de uma rachadura numa tubulação de duas polegadas que passa pela encosta em cima do Túnel Rebouças causou mal-estar entre o secretário municipal de Obras Eider Dantas, e o presidente da Cedae Vagner Victer na manhã deste domingo.

Em entrevista à TV, o secretário afirmou que a rachadura pode ter sido a causa do deslizamento de terra que interditou o túnel desde a última terça-feira. Victer reagiu, dizendo que acreditar que um tubo deste tamanho possa ser responsável pelo desabamento de uma encosta é falta de conhecimento técnico. Irritado, o presidente da Cedae afirmou que não vai aceitar que outros órgãos fujam às suas responsabilidades.

Principal ligação entre a Zona Norte e a Zona Sul, o Rebouças foi fechado na noite de terça-feira quando começaram os deslizamentos de terra da encosta do morro Cerro Corá, no Cosme Velho.

Na tarde de sábado, a Rioluz instalou quatro projetores de luz acima da entrada do Túnel Rebouças, para iluminar o local e possibilitar o prosseguimento das obras durante a noite. Além dos quatro projetores, outros equipamentos de iluminação foram instalados no solo, na entrada do túnel, com o objetivo de apressar o término das obras.

Com a interdição do túnel, o acesso pela Lagoa se transformou em área de lazer, sendo ocupado por um grupo de skatistas que passou o sábado realizando manobras na rua vazia.

Mesmo com o menor fluxo de veículos no sábado, o trânsito ficou lento em vários pontos da cidade, principalmente nos acessos ao Túnel Santa Bárbara.

Mas o sábado começou com uma boa notícia: a Defesa Civil municipal informou que não recebeu nenhum chamado para atender a ocorrências graves ou com vítimas na madrugada deste sábado. Das 7h de sexta-feira às 7h deste sábado foram recebidas 110 solicitações, a maioria de pedidos de verificações de infiltrações e de queda de barreira. Na sexta-feira, três crianças morreram após o desabamento de um muro no Clomplexo do Alemão , horas depois do prefeito Cesar Maia afirmar que as encostas dos morros do Rio reagiram bem às fortes chuvas.

Cesar diz que Rio tem 'automóveis incomodados'

A prefeitura do Rio informou que fará uma obra de contenção na barreira do Túnel Rebouças , onde ocorreu o deslizamento. Segundo a secretaria, a construção de um muro de concreto deve durar cerca de seis meses. Em entrevista à GloboNews TV na última sexta-feira, Cesar Maia também disse que o único problema problema das fortes chuvas para o Rio de Janeiro foi o incômodo para aqueles que usam carros de passeio. Cesar afirmou que 96% dos 190 mil veículos que passam pelas duas galerias são carros particulares. E que metade deles circula com apenas uma pessoa:

- Não temos uma pessoa desalojada. O que temos são automóveis incomodados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]