Os três principais pré-candidatos à Presidência da República a presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, o senador Aécio Neves (PSDB) e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) têm um número maior de menções negativas do que positivas no Twitter, a principal rede social de replicações de notícias e informações em tempo real no mundo.
Análise feita por técnicos da consultoria Llorente & Cuenca, que avaliaram mil principais citações feitas sobre os três nos meses de março e abril, revela a fragilidade de cada pré-candidato na rede. As críticas mais comuns aos três são relacionadas à ética. Tanto Dilma como Campos e Aécio são alvos constantes de notícias ou informações não oficiosas questionando sua credibilidade.
Os escândalos envolvendo a Petrobras e a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, potencializaram as menções contrárias a Dilma no campo ético. Já o tucano Aécio Neves sofre com a viralização de mensagens sobre seu comportamento pessoal, enquanto Campos teve sua imagem desgastada por conta da saída do governo de Pernambuco e por mensagens relativas a uma eventual "traição" ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem rompeu para ser candidato.
"Naturalmente, a questão ética sobressai negativamente. É um ponto de fragilidade comum à candidatura dos três e impactada pelo atual momento político que o país vive. Será um ponto delicado até o final da campanha, por conta do clima de denuncismo que já está instalado na disputa", explica o diretor executivo da consultoria, Juan Carlos Gozzer.
Para Dilma, além das questões éticas, a capacidade de articulação política e de se comunicar são outros pontos frágeis em sua identidade virtual. O estudo mostra, ainda, que a capacidade de a presidente gerir crises pode ser um calcanhar de Aquiles na campanha.
"O PT percebeu isso, e não foi à toa que ela foi à televisão anunciar medidas econômicas e sociais (na véspera do 1.º de Maio, quando anunciou o reajuste do Bolsa Família e da tabela do IR). Ao assumir o protagonismo do discurso, ela mostra ao eleitor que pode ser essa pessoa", analisa o sociólogo e pesquisador da UFRJ Sandro Corrêa.
O mineiro Aécio Neves ainda sofre, pelo menos no mundo virtual, com a imagem de "bon vivant". As questões éticas associadas negativamente a eles estão quase sempre relacionadas a notícias de sua participação em festas e jantares. Ele também tem como ponto fraco a sua capacidade de administrar.
Já Campos tem contra ele o desconhecimento do internauta. Entre as mensagens mais negativas vinculadas a Campos, está a de que ele não é um "especialista na área" e teria dificuldade de gerir o país.
Positivamente, Dilma consegue ter menções associadas à visão do futuro e à capacidade de guiar o país. Campos, muito por seu desconhecimento, não tem muitas menções positivas, o que mostra um potencial de crescimento, mas também um obstáculo. Na prática, ninguém sabe quem ele é, o que ele fez e o que pode fazer.
Aécio é visto como um bom comunicador, articulado, que sabe falar. Também é mencionado positivamente por marcas em sua gestão em Minas. E consegue até pegar para si o que Antonio Anastasia, ex-governador do estado, fez de bom.