• Carregando...

O ministro Ubiratan Aguiar é o novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Eleito nesta quarta-feira (10) para o mandato de um ano juntamente com o vice-presidente Benjamin Zymler, Ubiratan defendeu a construção de pontes institucionais ao longo de 2009, visando a combater o desperdício do dinheiro público e da corrupção. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ao evento, mas não se pronunciou.

"A troca de informações com o Ministério Público, a Receita Federal, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e o Banco Central, entre tantos outros órgãos, não pode ser vista como algo inusitado, sujeito a interpretações legais as mais restritivas. Afinal, somente àqueles que atuam contra o Poder Público interessam as restrições que nós mesmos nos impomos", disse o novo presidente.

"O sucesso das diversas instituições públicas somente será pleno se acreditarmos, todos, em um mesmo projeto. É importante que as altas autoridades aqui presentes ou representadas vejam o TCU como um aliado e percebam nossas ações como oportunidades de melhoria", disse Aguiar, que apontou como desafio do TCU a busca pela transparência nos gastos públicos.

Ubiratan Aguiar nasceu no município de Cedro (CE). Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, foi vereador, deputado estadual e federal e secretário da educação do Ceará. Faz parte do TCU desde maio de 2001.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]