54 cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná serão disputadas por mais de 750 candidatos.
30 vagas da bancada paranaense na Câmara dos Deputados estarão na disputa por mais de 300 candidatos.
Serviço
Se você é candidato e quer agendar uma entrevista, entre em contato com a equipe do Candibook. Você pode ligar no (41) 3321-5251 ou mandar um e-mail para portaldoscandidatos@gazetadopovo.com.br.
Começam, hoje, as gravações de entrevistas do Candibook, iniciativa da Gazeta do Povo para dar espaço a todos os concorrentes nestas eleições. O projeto é uma plataforma on-line que abriga perfis dos candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.
A proposta é dar espaço igualitário a todas as candidaturas e oferecer ao leitor uma alternativa para conhecer os postulantes. É a terceira vez que o jornal vai desenvolver o projeto, disponível no site do jornal. Neste espaço, todos os candidatos terão um perfil com informações básicas como a área de atuação do político, foto, links para site de campanha e redes sociais. Também haverá uma entrevista em vídeo, de dois minutos, gravada na Redação do jornal, em Curitiba.
Embora o Candibook abrigue perfis de todos os candidatos que disputam vagas em 2014, o foco está nas proporcionais: a candidatura de deputados estaduais e federais é a mais disputada. Neste ano, até agora, concorrem mais de 750 candidatos para as 54 cadeiras da Assembleia Legislativa do Paraná e mais de 300 tentam compor as 30 vagas da bancada paranaense na Câmara dos Deputados. Para o eleitor, a dificuldade é conhecer todos os candidatos, já que essa infinidade de concorrentes tem de dividir o tempo no horário eleitoral de rádio e televisão, que é de apenas 30 minutos por dia, por cerca de 40 dias.
No Candibook, o eleitor poderá navegar pelos perfis dos candidatos, assistir a entrevista exclusiva e conferir o posicionamento político do candidato por meio do questionário de Nolan. As respostas do questionário, elaborado pelo cientista político David Nolan, indicam se o concorrente é de esquerda, direita, libertário, conservador ou centrista.
Projeto
O portal, que já funcionou nas eleições de 2010 e 2012, tem cunho jornalístico e deve servir como fonte de informação para os eleitores. Todos os partidos foram convidados e os candidatos são contatados para agendar a entrevista.