| Foto:

Petistas vangloriam-se de ter tirado da pobreza quase 30 milhões de brasileiros. Oposicionistas atribuem ao partido a "institucionalização da corrupção". Ruralistas e ambientalistas reclamam das políticas ambientais. Os 10 anos do PT no comando do país estão longe de ser unanimidade entre os políticos.

CARREGANDO :)

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Publicidade

"O maior mérito do PT foi dar equilíbrio macroeconômico ao país e garantir a ascensão social. Antes, diziam que era preciso sacrificar a população para equilibrar as contas. Mostramos que era possível melhorar a vida do povo sem sacrificá-lo."

"Graças ao PT, a Polícia Federal teve autonomia para trabalhar como nunca. Todos os petistas envolvidos em irregularidades foram julgados e, quando preciso, cortamos na própria carne. Não escondemos os mal-feitos como os governos anteriores [faziam]."

Enio Verri, deputado estadual e presidente do PT no Paraná.

Jose Cruz/ABr

Publicidade

"O PT não deu um passo adiante no Plano Real e não fez nenhuma das reformas prometidas. Por isso hoje o país está em último lugar em matéria de crescimento econômico na América Latina e em penúltimo entre os países emergentes."

"O PT banalizou a corrupção. A realidade é de um sistema promíscuo consolidado, um verdadeiro balcão de negócios. O erro histórico da oposição foi não pedir o impeachment do presidente Lula no auge do mensalão, em agosto de 2005."

Alvaro Dias (PSDB-PR), senador da oposição (na foto à direita).¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨"Éramos um país desacreditado, dependente dos países desenvolvidos, sem nenhuma perspectiva de sair da crise. Hoje, temos quase pleno emprego, mais de um milhão de bolsas no ProUni, mais de 30 milhões de pessoas que saíram da miséria."

"Mesmo com a grave crise mundial de 2008, o Brasil não foi ao fundo do poço onde esteve antes, porque hoje temos autonomia financeira. Somos um país respeitado no mundo todo."

Dr. Rosinha (PT-PR), deputado federal.

Publicidade

"O maior erro de todos foi assimilar práticas que o PT sempre combatera. O mensalão é o maior exemplo disso. A maioria do partido perdeu a capacidade de autocrítica e de reconhecer erros graves. É lamentável dizer isso, mas o PT se adaptou."

"Foram dez anos marcados pela contradição. O partido ansiava chegar ao poder há tantas eleições... Mas fez um giro silencioso em relação aos seus princípios. A ampliação do leque de alianças deixou de obedecer a fronteiras políticas e éticas."

Chico Alencar (PSol-RJ), deputado federal que deixou o PT no governo Lula.

"Enfrentamos muitas dificuldades para fazer um Código Ambiental e dar segurança jurídica aos produtores que estão na ilegalidade. Aprovamos um texto que não é o melhor, mas que foi o possível. Ainda temos um passivo absurdo de multas para resolver."

Abelardo Lupion (DEM-PR), deputado federal integrante da bancada ruralista.

Publicidade

"A política ambiental foi um desastre completo. Retrocedemos em relação ao Código Florestal, abrindo um grande precedente na questão da sustentabilidade. Além disso, desprezou-se o meio ambiente em nome do desenvolvimentismo, dando um tiro no pé."

Rasca Rodrigues (PV), deputado estadual e ex-secretário do Meio Ambiente do Paraná.