• Carregando...

Três partidos na Assembléia estão se organizando para montar um bloco: PSB, PP e PMN. Segundo o deputado estadual Reni Pereira (PSB), seriam sete deputados atuando como bancada, votando junto e participando das decisões da Casa. O líder seria Duílio Genari (PP). A articuladora, Cida Borghetti (PP).

Caçula – O deputado eleito Fernando Ribas Carli (PSB) foi ontem conhecer o plenário da Assembléia pela primeira vez. Sentou na cadeira e posou para fotos. Filho do prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli (PP), o jovem deputado vai roubar o posto de deputado mais jovem de Alexandre Curi (PMDB). Fernando tem 23 anos, a mesma idade de Curi quanto foi eleito, há quatro anos.

Só num sapatinho – O chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, continua circulando de cadeira de rodas. Com o pé direito engessado há 25 dias, chegou atrasado ontem na solenidade de retorno de Hermas Brandão à presidência da Assembléia. Prefere fazer piada com a causa da quebra do tornozelo, provocada por uma queda na rua. "Juro que não foi o (Euclides) Scalco que me derrubou."

Cortesia – O governador Roberto Requião (PMDB) reuniu os deputados aliados atuais e eleitos num jantar ontem, na Granja Cangüiri. Segundo governistas, não foi tratada a disputa pela presidência da Assembléia. Foi apenas uma confraternização. Durante a sessão à tarde, muitos estavam preocupados com o cardápio. "É que toda vez que ele convida, a gente tem de bancar o vinho", disse um tucano palaciano.

Retorno 1 – No primeiro dia de trabalho após reassumir o cargo, o governador reeleito Roberto Requião (PMDB) despachou com assessores e secretários de estado no Palácio Iguaçu. De acordo com a assessoria de imprensa do governador, não houve um tema preponderante na sua agenda.

Retorno 2 – O governador também gravou ontem mensagens de agradecimento aos eleitores paranaenses, para serem veiculadas em rádio, além de um depoimento sobre o Porto de Paranaguá. Sobre a reforma do secretariado, Requião não deve se pronunciar nos próximos dias.

Prazo – Os pedidos de revogação da prisão preventiva do investigador da Polícia Civil, Délcio Rasera, e dos outros cinco detidos sob acusação de escutas telefônicas ilegais devem ser apreciados até a próxima quarta-feira pelo juiz de Campo Largo, Gaspar Luiz Mattos de Araújo Filho. As solicitações estão no Ministério Público, que deve encaminhar o seu parecer até o fim de semana para o juiz.

Negado – O argumento do advogado do policial, Luiz Fernando Comegno, para pedir a revogação é que dificilmente o processo terminará dentro do prazo de 81 dias. Hoje a apuração completa 64 dias. Segundo Araújo Filho, o argumento utilizado por Comegno não é válido. "Não existe essa história de que o prazo é rígido. Então, podemos demorar mais", afirma. A declaração do juiz praticamente acaba com a possibilidade de soltura dos acusados.

Apoio 1 – A Câmara dos Vereadores aprovou ontem moção de apoio e solidariedade aos jornalistas, empresas e entidades que foram alvo de ironias do governador reeleito Roberto Requião (PMDB) em entrevista coletiva do dia 30. O ato de desagravo recebeu apenas um voto contrário, do vereador Valdemiro Dias (PMDB).

Apoio 2 – Dos 38 vereadores, 24 assinaram a moção. De acordo com o vereador Paulo Salamuni (PV), mesmo alguns vereadores que não assinaram o documento, por motivos partidários ou políticos, votaram a favor na sessão de ontem. Salamuni foi à tribunal fazer a leitura do documento, no qual utilizou trechos do discurso de posse da atual legislatura.

Pinga-fogo

O presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), disse que seria um péssimo negócio ir para o Tribunal de Contas ••• Para assumir como conselheiro, teria de se aposentar como serventuário da Justiça, o que lhe renderia um salário mensal de R$ 2,3 mil ••• O deputado estadual Caíto Quintana (PMDB) não gostou muito da idéia do colega de bancada, Nereu Moura, de escolher o nome do candidato a presidente da Assembléia pelo voto entre os 17 deputados da bancada ••• Para Quintana, é preciso antes conversar com a oposição para saber como a bancada minoritária vai indicar o nome para compor a Mesa.

política@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]