Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas Políticas

Único concorrente

André Vargas (PT), deputado e vice-presidente da Câmara Federal | Antônio More/ Gazeta do Povo
André Vargas (PT), deputado e vice-presidente da Câmara Federal (Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo)
Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual |

1 de 1

Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual

O atual procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MP), Gilberto Giacoia (foto), será candidato único ao cargo na eleição marcada para o dia 18 de março. O prazo para inscrições terminou ontem. A escolha se dará por meio de voto direto e secreto em votação que será realizada pela internet, por meio do site do MP, com acesso mediante login e senha institucionais. Após a eleição, o nome será encaminhado ao governador Beto Richa (PSDB), a quem cabe a escolha do procurador-geral, que comandará o MP até abril de 2016.

Ficha corrida

O Ministério Público Federal de Goiás ofereceu mais duas denúncias contra o bicheiro Carlinhos Cachoeira e pessoas que seriam cúmplices dele. Todos são acusados agora de crime de evasão de divisas. Segundo os procuradores, eles utilizavam um mecanismo conhecido como dólar-cabo, que é a entrega de moeda estrangeira no exterior em contrapartida a pagamento de reais no Brasil. Os depósitos seriam feitos em favor de pessoas físicas ou jurídicas indicadas por eles nos EUA. Agora já são cinco denúncias contra o grupo de Cachoeira. No total, 80 pessoas são acusadas de integrar o esquema do bicheiro.

Plano de governo

Ao anunciar que vai se apresentar à convenção nacional do PMDB como candidato do partido à Presidência da República, o senador Roberto Requião apresentou seis propostas para o desenvolvimento do país. Entre elas o planejamento público centralizado, impositivo para o setor público e indicativo para o setor privado; a criação de um sistema bancário público como instrumento de execução desse planejamento; e atuação no câmbio, para assegurar uma taxa ligeiramente favorável às exportações, como na China. É praticamente impossível, porém, que a candidatura de Requião vingue.

Segue preso

O STF negou pedido de liminar feito pela defesa do ex-deputado Natan Donadon (sem partido-RO) para suspender os efeitos da condenação por formação de quadrilha e peculato. Donadon foi o primeiro parlamentar a ser preso desde a Constituição de 1988 por decisão do Supremo. Ele foi condenado a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão em regime inicialmente fechado por envolvimento em um esquema de desvio de recursos na Assembleia Legislativa de Rondônia e está preso desde junho do ano passado. Após ter sido absolvido em agosto de 2013 pela Câmara, teve o mandato cassado pelos deputados em votação aberta no início do mês.

Colaborou: Euclides Lucas Garcia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.