A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomelite acontece neste sábado (25). A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 16,3 milhões de crianças com menos de 5 anos - o que corresponde a 95% do total da população nessa faixa etária.
Na primeira etapa de imunização, realizada em 16 de junho, foram aplicadas cerca de 16 milhões de doses da vacina, alcançando uma cobertura de quase 93% da população. O governo federal recomenda a segunda dose de imunização para todas as crianças.
Mais de 344 mil pessoas, entre profissionais da área da Saúde e voluntários, devem trabalhar na campanha, que tem como slogan "Segunda dose. Tem que tomar". Cerca de 27 milhões de doses de vacina serão distribuídas em 92,1 mil postos em todo o país.
O gverno pagou R$ 14 milhões na compra desse produto. Também foram repassados R$ 6,3 milhões aos estados para operacionalizar a campanha. Calendário nacionalAlém da vacina contra a pólio, também estarão disponíveis nos postos de saúde outras vacinas do calendário nacional, como a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e infecções por hemófilo), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), rotavírus e hepatite B.
ErradicaçãoA primeira edição do Dia Nacional de Vacinação contra a doença foi realizado em 1980. A estratégia de promover a imunização em massa foi responsável pela erradicação da doença no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O último caso de pólio foi registrado em 1989, na Paraíba.
A vacina é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a pólio em todo o mundo. O vírus ainda circula em países da África e da Ásia e causou quase 2 mil casos em 2006. Em 2007, foram registrados 283 casos até julho.
Deixe sua opinião