• Carregando...
Nereu Mou ra, líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Paraná | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Nereu Mou ra, líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Paraná| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Pinga-fogo

"Se alguém tem culpa da derrota do Aécio, não é o Nordeste. Ele perdeu no Rio e em Minas, onde tem casa."

Nereu Mou ra, líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Paraná.

"Os que têm a estrela vermelha do 13 no peito deveriam comemorar, mas é lá na Bahia, onde ganharam. Aqui [no Paraná], eles perderam."

Nelson Justus (DEM), presidente da CCJ da Assembleia Legislativa.

  • Nelson Justus (DEM), presidente da CCJ da Assembleia Legislativa

A derrota do presidenciável Aécio Neves (PSDB) terá reflexos diretos na disputa por cargos no segundo mandato do governador Beto Richa (PSDB). Tucanos locais de alta plumagem contavam em ocupar os principais cargos federais que existem no Paraná – entre eles, a diretoria-geral de Itaipu –, o que abriria espaço no Executivo estadual para abrigar aliados dos outros 16 partidos que apoiaram a reeleição de Richa. Agora, porém, o cenário projetado é completamente adverso. Já há deputados federais eleitos ligados a Richa que estariam cogitando brigar por um posto no primeiro escalão local e se livrar da vida dura de ser oposição no Congresso.

Estão se bicando

Pessoas próximas do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB, foto), aconselham a não convidá-lo para eventos que contem com a presença do ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB). O tucano acusa o futuro colega de Congresso – ambos foram eleitos deputado federal – de invadir municípios da base eleitoral dele durante a campanha, valendo-se de profissionais da área da saúde como cabos eleitorais – Ducci é médico. Rossoni teria pedido a Ducci para recuar, mas não teria sido atendido.

Rapidinho

O Paraná foi o terceiro estado a terminar a apuração dos votos no domingo, às 19h23. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o estado teve a apuração mais rápida da história e, com duas horas e 23 minutos, terminou a contagem dos votos. O estado, que tem 7,8 milhões de eleitores, ficou atrás apenas do Distrito Federal, que tem um pouco mais de 2 milhões de votantes, e do Espírito Santo, na casa dos 3 milhões. A apuração do resultado em Curitiba também bateu o recorde: 45 minutos depois do fim da eleição, a cidade já tinha apurado todos os votos.

Os famosos

As eleições deste ano foram marcadas por apoios de famosos a políticos, sobretudo nas redes sociais. Quando o resultado saiu, eles não fizeram diferente: continuaram dando seus pitacos. Os músicos Lobão e Roger, o ex-jogador de futebol Ronaldo e a atriz Fiorella Mattheis estão entre os que se manifestaram pela rede.

* * * * *

26 de dezembro é a data limite para que o eleitor que não votou no segundo turno das eleições justifique sua ausência.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia, Kelli Kadanus e Jéssica Carvalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]