Brasília (Folhapress) Depois de quase sete horas prestando depoimento na Procuradoria-Geral da República, o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza confirmou na noite de ontem que entregou uma nova lista de pessoas que fizeram saques nas contas de suas empresas.
Segundo o publicitário, a relação tem novos nomes que não constam no documento entregue por Simone Vasconcelos, funcionária da SMP&B, na segunda-feira à Polícia Federal.
Aparentando tranqüilidade, Valério confirmou que viajou com Émerson Palmieri, tesoureiro informal do PTB, para Portugal para conversar com a Portugal Telecom, mas não foi para tratar de ajuda financeira.
Segundo o publicitário, a empresa estaria interessada em comprar a Telemig Celular, cujas contas de publicidade eram coordenadas pela SMP&B e DNA, empresas de Valério. Segundo ele, Palmieri foi para Portugal porque estava "muita estressado".
Na sessão de ontem do Conselho de Ética, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) disse que o ex-ministro José Dirceu enviou "emissários" a Portugal para tratar com a empresa um eventual patrocínio para quitar dívidas do PT e do PTB. A empresa nega.
Valério confirmou que o valor total do empréstimo que fez ao PT é de R$ 55 milhões e espera negociar uma forma de reaver o dinheiro. Indagado sobre sua relação com a legenda, Valério disse: "Não me sinto confortável".
Casa Civil
O publicitário confirmou que esteve duas vezes com Dirceu na Casa Civil, mas não tratou de assuntos relacionadas a empréstimos. Marcos Valério disse também que o presidente Lula não sabia dessas operações. "Eu não gostaria de fazer uma afirmação dessas, é muito sério para o país, não dá para levar na leviandade. Acredito que não tem nenhum conhecimento em relação a esses empréstimos. Eu não conversei com o presidente Lula. Eu não tive nenhum contato. Eu tenho que reportar o que eu vi, o que eu presenciei."
Valério prestou depoimento à procuradora da República Raquel Branquinho, ao procurador Regional da República da 1.ª Região Alexandre Spinosa, e à sub-procuradora-geral da República, Cláudia Sampaio.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião