O ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou ontem, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal, que o Comando da Aeronáutica apontou preferência pelo caça francês Rafale para reforçar a frota da Força Aérea Brasileira. Segundo o ministro, a proposta da fabricante Dassault seria mais "consistente" com a estratégia de defesa nacional traçada pelo governo Lula. Em setembro do ano passado, o presidente Lula já havia apontado a intenção do governo brasileiro de comprar os caças franceses. Porém, em um relatório preliminar, divulgado no começo do ano, a Força Aérea indicava que o Rafale ficava em terceiro lugar entre os três modelos que estão na concorrência Além do caça da Dassault, concorrem o F-18 americano e o Gripen NG da Suécia. Apesar da recomendação inicial, o relatório final da Aeronáutica deve mostrar que os três caças são tecnicamente compatíveis, segundo informou Jobim. O ministro deve concluir na próxima semana seu relatório sobre a compra dos aviões, o qual será apresentado ao presidente Lula.
Aliás...
Nelson Jobim também afirmou ontem, na audiência realizada na Câmara Federal, que até a próxima quarta-feira estará concluído o anteprojeto que definirá a composição e as atribuições da Comissão da Verdade. Um dos pontos mais polêmicos do PNDH 3, a Comissão vai examinar violações de direitos humanos durante o regime militar.
Na rede
A equipe da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, contratou o ex-diretor-geral da Campus Party Brasil (um dos eventos de tecnologia mais importantes do país) Marcelo Branco para coordenar a campanha da ex-ministra nas redes sociais. O PT também contratou para trabalhar na campanha de Dilma a empresa Blue State, responsável pelo marketing digital da campanha de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos.
Despedida
O governador Orlando Pessuti ainda não definiu quem colocará no lugar do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), atual líder do governo na Assembleia Legislativa. O nome de preferência da bancada do PMDB é o do presidente estadual do partido, Waldyr Pugliesi. Mas Caíto Quintana, Nereu Moura e Artagão Junior, todos do PMDB, estariam sendo sondados pelo governador.
Desgarrados
O deputado Nereu Moura defendeu ontem que Romanelli permaneça no cargo. "Como Pessuti consolidou a candidatura, é hora de buscar as ovelhas desgarradas", disse Moura, se referindo às manifestações de Romanelli pró-aliança com o PSDB. Mas o atual líder não quer saber de permanecer na função, diz que vai cuidar da campanha de reeleição.
Crítica 1
A OAB-PR divulgou nota nesta semana criticando a proposta apresentada pelo presidente eleito do TJ-PR, Celso Rotoli de Macedo. Em entrevista à Gazeta do Povo, Rotoli contou querer construir um prédio para abrigar os gabinetes dos 120 desembargadores. Atualmente, as salas estão divididas em diferentes endereços. Crítica 2
Em nota, o presidente da OAB Paraná, José Lúcio Glomb, apontou outras obras que considera prioritárias para a Justiça paranaense: "A péssima situação do Fórum Cível de Curitiba, por exemplo, há anos em instalações precárias." Ele lembrou ainda da situação dos Juizados Especiais Criminais (que funcionam no saguão do TJ), dos Juizados Especiais Cíveis (instalados em local impróprio na antiga sede do IPE), das Varas de Família e das Varas Criminais de Curitiba.
Concorrentes
"Tony Panetone" e "Bezerra Dourada" foram os primeiros aspirantes a governador e vice-governador do Distrito Federal inscritos ontem para a eleição indireta que será feita pela Câmara Legislativa no dia 17 de abril. Os dois "pré-candidatos" foram apresentados como filiados ao Partido dos Pães Natalinos, o PPN. Os nomes e o partido são fictícios, mas a inscrição, não. O protocolo da Câmara recebeu a inscrição de um grupo de estudantes integrantes do movimento "Fora, Arruda" ontem pela manhã, último dia para a inscrição de candidatura. O pedido dos estudantes foi indeferido. Dez candidatos vão concorrer às eleições indiretas do DF. Entre eles, quatro ocuparam cargos na administração de Arruda.
Pinga-fogo
"O PT, partido ao qual Dilma Rousseff aderiu recentemente, mas que hoje representa no nível mais alto, negou apoio a Tancredo Neves e ao pacto de transição democrática que sua candidatura presidencial possibilitou."
Trecho da nota em que os presidentes do PSDB, DEM e PPS criticam a homenagem que a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, fez ao presidente eleito Tancredo Neves, morto em 1985. Para os partidos, a homenagem foi tardia, mal explicada e oportunista.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião