Diversos herdeiros de sobrenomes tradicionais da política são pré-candidatos a vereador para a Câmara de Curitiba no próximo ano. Entre os possíveis candidatos às 38 vagas de vereador estão filhos, irmãos e outros parentes de deputados estaduais, federais e até mesmo do vice-governador Orlando Pessuti.
A lista de pré -candidatos de sobrenomes famosos é extensa e inclui o irmão do deputado Alexandre Curi (PMDB), Rodrigo Curi, o irmão da deputada Cida Borghetti (PP), Juliano Borghetti, o filho de Pessuti, Moisés Pessuti (PMDB), o filho do deputado estadual Reinhold Stephanes Jr. (PMDB), Fernando Stephanes e o fiho do ex-secretário de Obras Luiz Caron, Guilherme Caron. Podem vir a disputar uma vaga também Rafael Xavier, que é sobrinho do secretário de Saúde, Cláudio Xavier, Caco Almeida, que é primo do deputado federal Marcelo Almeida (PMDB).
Do PPS Renata Bueno, filha do presidente do PPS, Rubens Bueno, pode vir a disputar a eleição para vereador. Será a segunda eleição dela, já que no ano passado concorreu à deputada federal. No PP, Alexandre Leprevost, irmão do dpeutado estadual Ney Leprevost, não descarta a candidatura.
O professor de Ciências Políticas da UFPR Ricardo Oliveira acredita que o surgimento de parentes políticos beneficia toda a família. "Eles podem formar uma rede mútua de apoio, recriando uma rede política de sustentação", diz.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro
Deixe sua opinião