A indicação do deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ) para a vaga de vice de José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência da República ultrapassou as salas da convenção do DEM, em Brasília, nesta quarta-feira (30). Na internet, o Twitter foi o meio utilizado por alguns políticos aliados e oposicionaistas de Serra para manifestar sua opinião em relação à indicação do democrata.
O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, ironizou a escolha. Já o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, coordenador da campanha da candidata petista à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, disse que nunca ouviu falar do escolhido para vice na chapa de Serra. O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, aliado de Serra, criticou a posição do DEM de exigir a indicação do vice.
Veja abaixo algumas opiniões.
José Carlos Aleluia (DEM-BA), deputado federal"
Isso vai ser uma coisa micro [a crise no rpocesso de escolha do vice] diante da proposta de um governo de renovação, de esperança e criativo, que olha o Brasil para a frente", afirmou. Antes da indicação do deputado Índio da Costa (DEM-RJ) para ser vice na chapa encabeçada por Serra, Aleluia chegou a ser cotado para a vaga. Neste terça (29), porém, ele anunciou que será candidato ao Senado.
Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República
"Simplesmente não conheço. Nunca ouvi falar. Mas eu não ouvi falar em muita gente. Seguramente deve ser alguém que tem mandato, por isso tem reconhecimento da sociedade. E eu sou muito respeitoso dos candidatos. Acho que o DEM vai ficar numa situação muito complexa porque por um lado ele capitaliza por esse deputado que você está dizendo que atuou no ficha limpa, por outro o DEM está cheio de ficha suja."
José Eduardo Dutra, presidente nacional do PT, pelo Twitter
"Pelo menos agora ninguém mais poderá dizer que a campanha do Serra só tem cacique."
Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, pelo Twitter
"O PTB e Serra presidente. Foi oportunismo do DEM forçar a vice. Quis lavar a cara no prestígio de Serra. Nós fizemos ao PSDB as advertências cabíveis. Mas não somos embaraços. Serra presidente."
Ronaldo Caiado, vice-presidente nacional do DEM, pelo Twitter
"Prevaleceu o bom senso. O Brasil pode mais."
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião