Manifestação anti-governo em Brasília na quinta (17)| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O cenário de tensão política no país atingiu seu ápice nesta semana, com a nomeação – mais tarde suspensa pela Justiça – do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ministro da Casa Civil, além da liberação de áudios de gravações telefônicas entre Lula e outros políticos.

CARREGANDO :)

Impulsionadas pelos dois acontecimentos, milhares de pessoas foram às ruas protestar contra ou a favor do governo. As principais manifestações aconteceram em Brasília, São Paulo e Curitiba, onde as pessoas acamparam, atearam fogo, subiram em postes e chegaram até a entrar em confronto físico.

Protesto em Brasília após a nomeação do ex-presidente Lula como Ministro da Casa Civil, na quinta-feira (17). Cavalaria olha para manifestantes apoiadores do governo. Foto:
Confronto entre manifestantes pró e anti-governo em protesto Brasília, nesta quinta (17). Foto:
Curitibanos vão às ruas para protestar contra Lula e o governo Dilma nesta quinta-feira (17). Por volta das 21h30, por volta de 10 mil pessoas, segundo a PM, seguiram em direção à Justiça Federal em Curitiba, conduzidos por dois caminhões. Foto:
Manifestantes contra o governo do PT e a nomeação de Lula como ministro, em Brasília, na última quinta (17). Foto:
Faixa com a frase “Curitiba contra corrupção” é estendida em Curitiba em protesto anti-PT desta quinta (17). Foto:
Grupo de manifestantes iniciando bloqueio dos dois sentidos da Avenida Paulista, em ato contra a nomeação de Lula para a Casa Civil e pelo impeachment da presidenta. O protesto teve pessoas acampando na rua nesta quinta (17). Foto:
Em manifestação contra o governo, em Curitiba, manifestantes atearam fogo em pano vermelho. Foto:
Protesto em Curitiba contra Lula e o governo Dilma começou às 17h de quinta (17), e foi puxado por dois caminhões. Foto:
Passeata desta quinta (17) em Curitiba saiu da Praça 19 de dezembro e foi até a Justiça Federal da cidade. Foto:
Em Brasília, manifestante contra o governo sobe em poste durante protesto, em frente ao Palácio do Planalto. Foto:
Manifestante anti-PT veste fantasia de Lula presidiário, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Foto: