• Carregando...

Na próxima quarta, a Câmara dos Deputados deve votar o projeto de lei, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PC do B/SP), que cria o pão brasileiro feito com amido de mandioca. A mudança foi proposta para incentivar a produção de mandioca, produto tipicamente brasileiro.

O jornal Diário de S.Paulo testou a receita do novo pãozinho feito pela padaria Palma de Ouro, no centro de São Paulo. O resultado mostrou que não há diferença marcante na aparência. Já no sabor e consistência, alguns consumidores acharam que o pão de mandioca é menos crocante e mais salgado que o francês. A maioria aprovou.

Os padeiros Zacarias Apolinário Silva e José Orlando Freire não notaram nenhuma diferença para fazer a massa.

- Está tudo igual, a consistência da massa e a cor são as mesmas - afirmou Silva.

- Aparentemente é igual, não dá para reparar na diferença - disse o gerente da Palma de Ouro, Carlos Loiola, que trabalha há 17 anos em padarias, ao provar o pão.

Os freqüentadores da Palma De Ouro também não perceberam a diferença.

- Não achei nada de diferente - falou a administradora Ana Paula Chiaradia de Carvalho.

- Não senti nada de diferente, compraria numa boa - disse a também administradora Silvia Luiza Borini.

Mas a indústria de panificação tem se manifestado contra essa idéia. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Marcos Salomão, diz que a categoria se sente agredida.

- O pão perde a consistência, textura, vai virar outro.

Além disso, de acordo com Salomão, o preço do pãozinho deve subir, pois os produtores não teriam como atender todos os pedidos no curto prazo.

Os produtores de mandioca discordam. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Mandioca do Estado de São Paulo, as padarias terão cinco anos para se adaptar à futura regra, que as obriga usar amido de mandioca.

- A mudança será feita aos poucos, não há razão para aumento de preços - argumenta o vice-presidente do sindicato, Geraldo Buzolin.

A Abip também diz que o pãozinho ficaria menos nutritivo, porque o trigo tem 10% de proteína, enquanto a mandioca apenas 2%. Entretanto, em relação à gordura, é a mandioca que sai ganhando. Ela tem 0,28% contra 1,71% do trigo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]