Pelo menos quatro hangares do aeroporto de Congonhas foram destelhados pelo vendaval e pelo temporal que atingiu a região na tarde desta terça-feira. Três helicópteros e uma aeronave foram atingidos. Uma estrutura metálica do aeroporto caiu na Avenida Washington Luiz, prejudicando o trânsito na região. Árvores foram arrancadas pela força do vento e da chuva e casas vizinhas ao aeroporto também foram atingidas pela estrutura metálica. Há informações sobre dois feridos.

CARREGANDO :)

Duas linhas de subtransmissão da Eletropaulo, também na zona sul, foram atingidas por raios deixando vários bairros sem luz, inclusive o aeroporto de Congonhas, que usou geradores. As operações de pousos e decolagens foram suspensas entre 16h03 e 16h20. Há pelo menos 28 vôos com atraso, entre decolagens e aterrissagens, segundo a Infraero. Dois vôos foram cancelados.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, ventos de até 90 km/h atingiram a zona sul da capital, especialmente a região de Congonhas. A forte chuva que acompanhou o vendaval fez o CGE colocar toda a cidade em estado de atenção para enchentes e deslizamentos durante a tarde. Choveu forte em toda a capital, e especialmente nas zonas sul e norte a partir de 15h30. Por volta de 16h30, o CGE registrou oito pontos de alagamento na cidade.

Publicidade

Segundo a meteorologista Lucyara Rodrigues, do CGE, ainda não é possível afirmar se o vendaval que atingiu Congonhas foi um tornado. Será preciso analisar imagens para ver se o vento se afunilou, formação que caracteriza o fenômeno meteorológico. De acordo com a assessoria da Infraero foram danificados os hangares das empresas Flamingo, Monte Vermelho, Premieré e um hangar da TAM. O saguão do aeroporto chegou a ficar alagado.

O forte calor e a elevação da umidade do ar foi provocou temporais isolados, acompanhados de rajadas de vento intensas. A Secretaria Nacional de Defesa Civil havia emitido alerta para as cidades do sul, centro-leste e oeste de São Paulo, sobre a possibilidade de ocorrência de chuva, e de rajadas de vento entre 40 e 60 km/hora, além de descargas elétricas.

Por causa dos raios que danificaram as estações da Eletropaulo, os bairros de Moema, Santo Amaro, Planalto Paulista, Higienópolis, Jardim Aeroporto, Vila Clementino, Alto da Boa Vista, Saúde e Vila Mariana ficaram sem energia desde às 16h.