Emissários de José Dirceu fizeram prospecções no STF para avaliar as chances de um eventual recurso do ex-ministro ao tribunal questionando a ação movida contra ele na Câmara. O resultado foi desanimador.

CARREGANDO :)

Questão de enfoque – Por trás das declarações públicas de otimismo, a estratégia de Dirceu é a de redução de danos. O deputado sabe que perderá o mandato. Espera, no entanto, conduzir seu processo de modo a não ser cassado como um "mensaleiro" qualquer.

Nova ameaça – Um grupo capitaneado pelo líder do governo no Senado, Aloízio Mercadante (SP), e integrado por prefeitos e deputados anunciará neste fim de semana sua saída do Campo Majoritário do PT caso José Dirceu permaneça na chapa que disputará a eleição interna neste mês.

Publicidade

Campo do B – Aloízio Mercadante e aliados têm o apoio do presidente interino do partido, Tarso Genro. Não está descartada a idéia de constituir uma chapa de oriundos da maioria petista para se contrapor à candidatura "oficial" de Ricardo Berzoini.

Em outra 1 – A turma de Mercadante não é a única dificuldade no caminho de Berzoini. Fracassou ontem a primeira tentativa de entendimento entre o candidato a presidente e o PT paulistano.

Em outra 2 – Segunda-feira, a família Tatto, à frente de seu exército particular de militantes, deve anunciar apoio a Valter Pomar, um dos candidatos da esquerda partidária na disputa pela presidência.

Fúria das águas – Quinta à noite, num vôo Brasília-São Paulo bem servido de petistas destacava-se Delúbio Soares. Para fazer jus ao apelido, o ex-tesoureiro desembarcou na cidade e encontrou... o dilúvio.

Em massa – A bancada de senadores do PT vai emagrecer mais. Além das saídas de Cristovam Buarque (consumada) e Delcídio Amaral (iminente), estão com um pé fora da sigla Saturnino Braga, Flávio Arns e Serys Slhessarenko. O PDT é o caminho mais provável do trio, mas há também o PSOL.

Publicidade

Ao portador 1 – De nada adiantou a resistência de um grupo do PP: José Janene (PR) e Pedro Corrêa (PE) assinaram um cheque ontem de R$ 395 mil para quitar o equivalente em imposto dos honorários que dizem ter pago aos advogados de Ronivon Santiago (AC).

Ao portador 2 – A manobra visa "lavar" a versão usada para justificar os saques do valerioduto feitos pelo assessor de Janene. Opositores ainda tentariam sustar o cheque.

Cabeça a cabeça – De Geraldo Alckmin, fazendo piada sobre a queda de braço entre os presidenciáveis tucanos: "Minha única disputa com o Serra é para ver quem é mais careca". Comentário do prefeito, presente ao mesmo evento: "E o pior é que essa disputa eu estou ganhando de longe".

Treino internacional – Alckmin embarca hoje para Munique (Alemanha), onde assina a adesão de São Paulo à Conferência de Chefes de Governos, espécie de G-7 de Estados dos principais países do mundo. De lá o governador segue para o Líbano com um grupo de empresários paulistas.

TIROTEIO

Publicidade

* Do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) sobre as idas e vindas do estilista Ivan Aguilar, que primeiro afirmou ter sido a Presidência a responsável pelo pagamento de roupas para Marisa, mulher de Lula, depois, o próprio marido e, agora, que fez tudo de graça:

– Já assistimos a esse filme. Em breve aparecerá algum amigo do presidente assumindo os pagamentos do guarda-roupa da primeira-dama.