Entre os motoristas suspensos que receberam a visita da polícia, está o vereador de Curitiba Denilson Pires (DEM). Ele classificou a ação como "truculenta". Na noite do último sábado, policias do BPTran foram até a casa do parlamentar para recolher a carteira de motorista. Pires cometeu 10 infrações de trânsito sendo seis por excesso de velocidade desde maio de 2005. E soma 49 pontos na habilitação (a carteira é suspensa com 20 pontos).
De início, Pires alegou que o documento estava com seu advogado, que iria entregá-lo ontem ao Detran. Como os policiais ameaçaram levá-lo à delegacia se não devolvesse a habilitação, o vereador telefonou para o advogado, que, cerca de uma hora depois, entregou a carteira aos agentes. O vereador disse ter ficado constrangido com a presença dos policiais. "Não sou criminoso, nem marginal. Aquilo acabou com o meu fim de semana e da minha família."
Assembleia
A assessoria do Detran não revelou se a polícia fez buscas na casa de outras autoridades ou se solicitou a entrega da carteira do ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho.
Na Assembleia, boa parte dos 26 deputados que receberam a notificação de suspensão da carteira de habilitação não estão demonstrando pressa em regularizar a situação no Detran. O campeão de multas, Luiz Fernandes Litro (PSDB), que está com 140 pontos na carteira, já devolveu o documento, mas ainda não marcou data para iniciar o curso de reciclagem.
Litro diz não ter pressa porque não dirige há anos. Ele garante que não foi ele quem cometeu as infrações porque tem quatros carros no seu nome e vários motoristas. Ele diz que as multas vão direto para seu apartamento no município de Dois Vizinhos e, na maioria dos casos, perdeu o prazo para apresentar o condutor. "Mas assumo as multas porque os carros estão no meu nome e a responsabilidade pelos veículos é minha."
O deputado Neivo Beraldin (PDT) está com 75 pontos na carteira e ainda não fez a devolução ao Detran porque disse não saber onde está o documento. "Quando tiver tempo e quiser dirigir de novo, vou entregar minha habilitação e fazer o curso de reciclagem para limpar meu nome", afirmou. Ele também diz que quem cometeu as infrações foram seus motoristas.
O deputado Miltinho Pupio (PSDB) diz que já entregou a habilitação, mas sua situação ainda consta como irregular no Detran. O deputado Marcelo Rangel (PPS) é um dos poucos que tem pressa em regularizar sua situação. Ele começou ontem à noite a frequentar o curso de reciclagem. (ELG e KC)
Barroso vota por manter exigência de decisão judicial para responsabilizar redes por ofensas
Dias de pânico: o que explica a disparada do dólar e dos juros
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Deixe sua opinião