A atriz Regina Vogue (terceira da esquerda para a direita), durante a sessão de ontem da Câmara| Foto: Anderson Tozato/CMC

Sempre antenada nos assuntos mais quentes da cidade, a Câmara Municipal de Curitiba convidou ninguém menos do que a Vó Gertrudes para participar da sessão de ontem. A atriz Regina Vogue, que inclui a simpática velhinha da polêmica campanha educativa da prefeitura no seu vasto currículo, foi homenageada pelos vereadores na sessão de ontem por sua atuação nos comerciais. Resta a pergunta: não seria melhor chamar a Secretaria de Trânsito para debater o assunto?

CARREGANDO :)

Carona na FAB

A Comissão de Ética Pública da Presidência arquivou ação preliminar que investigava o uso irregular de jatos da FAB (Força Aérea Brasileira) pelo ministro Aldo Rebelo (Esporte). Em fevereiro, ele deu carona a sua esposa, a seu filho e a assessores quando de sua viagem a Cuba em um voo oficial. Nenhum dos dois representou o governo brasileiro na missão, mas foram a convite de Cuba. Quando o ministério publicou nota sobre a viagem de Aldo, em fevereiro, o nome deles não constava na lista oficial da comitiva. Segundo o presidente da comissão, Américo Lacombe, o ministro apresentou "justificativas satisfatórias".

Publicidade

Fora do PSB

O governador do Ceará, Cid Gomes, deverá oficializar hoje sua saída do PSB, levando junto 38 prefeitos, dez deputados estaduais e quatro deputados federais. Ele é contra a candidatura própria do partido à Presidência da República, desejo do governador de Pernambuco e presidente nacional da legenda, Eduardo Campos. Gomes é a favor da reeleição da presidente Dilma Rousseff. O Pros, partido recém-aprovado pela Justiça Eleitoral, deverá ser o destino do governador e de seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes.

Lerner na CPI

O ex-governador Jaime Lerner deve depor na CPI do Pedágio. A possibilidade foi confirmada ontem pelo gabinete do deputado Nelson Luersen (PDT), presidente da comissão. O advogado de Lerner, Cid Campêlo Filho, afirmou que ele não se opõe a participar, mas que aguarda ser comunicado. Segundo o deputado Cleiton Kielse (PMDB), isso já aconteceu. A expectativa é de que Lerner e o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná, Sérgio Malucelli, participem a partir das 9h de terça-feira, dia 1º.

Caixa 2 perpétuo

Publicidade

O filho do ex-governador Orlando Pessuti, o advogado Orlando Moisés Pessuti, é a favor de doações de empresas para campanhas políticas. "As empresas têm interesses econômicos. Acho que o financiamento é legitimo", disse Pessuti durante debate sobre reforma política realizado na segunda-feira, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Para ele, o caixa 2 sempre vai existir. "O que vai inibir essa prática é a índole da pessoa, não uma regra."

Pinga-fogo

"Não existem em livros didáticos instruções para se filiar a um partido. Os familiares, quando você diz que quer ser político, ficam apavorados e lhe desencorajam."

André Vargas (PT-PR), deputado federal e vice-presidente da Câmara, sobre o que chamou de "criminalização" da atividade política.

Colaboraram: Lucas Gabriel Marins e Chico Marés.

Publicidade