Os vereadores de Curitiba aprovaram a mudança de horário das sessões plenárias, por 26 votos a seis, no primeiro turno da votação realizada na tarde desta segunda-feira (16). Os vereadores voltam a se encontrar na terça-feira para votar a matéria em segundo turno.
Uma vez aprovada pelos vereadores, a proposta não precisa ser sancionada pelo prefeito Luciano Ducci, apenas pelo presidente da Câmara, vereador João Luiz Cordeiro (PSDB), que já se declarou a favor da alteração. Se aprovada definitivamente, as sessões plenárias começam pela manhã a partir da próxima semana.
A proposta é que as sessões realizadas de segunda a quarta-feira, das 14h30 às 17h30, passem a ser das 9h ao meio-dia, o que deixa os vereadores com a tarde livre para fazerem campanha eleitoral. A principal justificativa para a mudança, porém, é a transmissão ao vivo das sessões plenárias na TV Câmara, que divide a grade com a TV Sinal, e funciona somente da meia-noite ao meio-dia.
A oposição apresentou uma emenda durante a votação, mas foi negada. O projeto para a alteração de horário estava em discussão desde janeiro deste ano, mas a bancada de oposição dizia não haver motivos para a mudança e que ela atrapalharia o trabalho das comissões.
TV Câmara
A previsão é que a TV Câmara comece a funcionar ainda no primeiro semestre de 2012. De acordo com o vereador João Luiz Cordeiro (PSDB), no momento está sendo avaliado o custo de equipamentos e equipe para a produção de imagens. A geração ficará por conta da Assembleia, sem custo para o município. Em novembro do ano passado, Maringá fez o mesmo acordo.
O que você acha que pesou mais para a decisão da Câmara Municipal mudar o horário das sessões: a transmissão ao vivo das sessões plenárias ou a possibilidade de deixar os vereadores com a tarde livre para fazerem campanha eleitoral? Comente no campo abaixo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião