Foi aprovado em primeira votação nesta terça-feira (9) na Câmara Municipal de Curitiba o projeto de Lei que obriga a substituição do cabeamento aéreo de Curitiba pela rede subterrânea no prazo de seis anos.
O texto, de autoria do vereador Pedro Paulo (PT), propõe que todos os cabos de energia elétrica, internet, telefonia e TV a cabo sejam subterrâneos em toda a cidade. O texto prevê, ainda, que sejam plantadas árvores no lugar dos postes que serão removidos com a aprovação da lei.
"O que nós queremos é apenas permitir que para o futuro, não muito longínquo, o município possa cobrar das operadoras o enterramento dessa fiação", disse o vereador. Na justificativa do projeto, o vereador afirma que o cabeamento subterrâneo vai permitir "ordenar e otimizar a ocupação das vias e preservar a paisagem urbana e a segurança ambiental".
O projeto deveria ter sido discutido na última segunda-feira (1), mas não houve tempo para votação durante a sessão. "Eu acho que nós tivemos um tempo considerável de debate", afirmou Pedro Paulo (PT).
Para virar lei, o projeto ainda precisa ser aprovado em segunda votação na Casa e passar pela sanção do prefeito Gustavo Fruet (PDT).
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião