A cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e dos 19 vereadores eleitos em Londrina começou com 35 minutos de atraso nesta terça-feira (1º). Marcada para ter início às 18 horas, a sessão solene, presidida por Gérson Araújo (PSDB), na Câmara Municipal, começou às 18h35. O motivo do atraso foi uma notificação judicial com relação à posse do suplente de Sidney de Souza (PTB).
A notificação determinava a posse imediata do vereador Douglas Carvalho Pereira (PTB), o "Tio Douglas", suplente de Sidney de Souza (PTB). Souza foi eleito e diplomado, mas ficou impedido de tomar posse por conta da medida cautelar do juiz da 3ª Vara Criminal, Katsujo Nakadomari. Condenado por concussão, Souza está impedido de exercer cargo público.
A sessão foi aberta com a posse dos vereadores. Na sequência, a Câmara deu posse ao prefeito eleito Alexandre Kireeff (PSD) e seu vice, Guto Bellusci (PSD). Depois dos discursos, Kireeff deixaria a Câmara em direção à Prefeitura onde seria feita a transmissão do cargo do atual prefeito, Gérson Araújo (PSDB), ao prefeito eleito e já empossado.
Na sequência, os vereadores retornam ao plenário da Câmara, onde será encerrada a sessão solene. Os legisladores, então, devem dar início à sessão preparatória para a Mesa Executiva da Casa. Pelo regimento, a eleição dos integrantes que devem compor a Mesa pode ocorrer em até 48 horas após a posse, mas, tradicionalmente, a definição é feita no dia da solenidade. A previsão é de que a eleição se estenda até o início da madrugada.