• Carregando...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve responder nos próximos dias uma consulta sobre o fim da verticalização das alianças. O autor da consulta, o presidente nacional do PSL, Ronaldo Nóbrega, argumenta que a lei é confusa. "O artigo 7.º, parágrafo 1.º da Lei n.º 9.504 de 30 de setembro de 1997, diz que os partidos são livres, para no período de 180 dias anteriores às eleições, aprovar diretrizes para formação de coligação, até mesmo verticalização se for o caso da orientação do órgão nacional", argumenta Nóbrega.

Meio-ingresso – Um projeto que prevê o meio-ingresso para professores em casas de diversões, espetáculos e eventos esportivos entra na pauta de hoje da Assembléia Legislativa. A matéria, segundo seu autor, deputado Nereu Moura (PMDB), é uma forma de reconhecer a importância dos professores. A proposta recebeu pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Finanças.

Filosofando – Está em tramitação nas comissões da Assembléia uma proposta do deputado Ângelo Vanhoni (PT) incluindo a disciplina de Filosofia na grade curricular do ensino médio das escolas estaduais. "A Filosofia desenvolve a capacidade do sujeito pensar e repensar, de modo crítico, o conhecimento produzido pela humanidade na sua relação com o mundo e a criação de valores culturais, históricos e sociais", justifica Vanhoni.

Circense – A Assembléia Legislativa vai discutir nos próximos dias um projeto de lei que proíbe a utilização de animais em espetáculos circenses em todo o estado do Paraná. A proposta foi apresentada pelo deputado Renato Gaúcho (PDT). Matéria semelhante foi discutida na Câmara de Curitiba, mas o autor do projeto, Jair Cézar (PTB), voltou atrás e aceitou uma emenda, permitindo a apresentação de animais, desde que tivessem vacinados e provas de que estavam bem tratados.

Seguro – Um dos deputados de oposição ao governo estadual na Assembléia, José Scarpellini (PSB), encaminhou pedido ao presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT), e ao deputado Gustavo Fruet (PSDB) para que a comissão investigue os contratos da seguradora Interbrazil com o Porto de Paranaguá e as secretarias de Educação e Administração. Scarpellini ttambém sugeriu que o Tribunal de Contas do Estado investigue os contratos.

Mesma dose – A direção do PTB do Paraná avalia que o desempenho do partido para a Câmara Federal deve repetir o de 2002, com a eleição de três representantes. Naquela ocasião, Íris Simões, José Carlos Martinez e Hidekazu Takayama (hoje no PMDB) foram eleitos pela legenda. As três apostas petebistas para 2006 são Íris Simões, Alex Canziani (que se elegeu pelo PSDB na última disputa) e Flávio Martinez, em substituição ao irmão falecido.

Urgente – O arquivamento de projetos que recebem parecer contrário da CCJ provocou polêmica entre os vereadores de Curitiba. O tucano Paulo Frote afirma ser importante submeter ao plenário os pedidos de arquivamento de projetos de lei pela Comissão de Legislação e Justiça para existir o debate. Jônatas Pirkiel (PL) defende a manutenção do veredito da comissão. O líder do prefeito, Mário Celso Cunha (PSDB), acompanha Pirkiel, e justifica que o arquivamento direto evita desgaste desnecessário no plenário.

Rede mundial – Um dos articuladores no Congresso da transformação do Cefet em Universidade Federal Tecnológica, deputado Irineu Colombo (PT), afirma que a nova instituição já nasce com uma vantagem. "A UTFPR está inserida na Rede Mundial de Universidades Tecnológicas, o que abre portas para parcerias com universidades tecnológicas da França, Alemanha, Inglaterra, Espanha e China", diz o deputado.

Punições – Na opinião do presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), se o Congresso não punir rapidamente os parlamentares envolvidos em denúncias, o índice de votos brancos e nulos nas próximas eleições será muito alto. "O Congresso está demorando muito a tomar posições, julgar os envolvidos. Já é possível notar um desconforto do eleitor", analisou Hermas.

Pinga-fogo

* O presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiati, viajou ontem para Porto Alegre para atender a um pedido de um velho amigo, o ex-ministro da Justiça Paulo Brossard.

* Na bagagem, Demiati levava a encomenda de Borssard: os doces da Confeitaria das Famílias, de Curitiba.

* O PC do B e o PCB vão reatar o casamento depois de anos de separação. O assunto foi discutido na Conferência Nacional do PC do B encerrada ontem.

* No Paraná os partidos já andam juntos e de mãos dadas.

* Os tucanos João Cláudio Derosso, Luís Ernesto, Nely Almeida, Rui Hara, Paulo Frote, Dona Lourdes e Mário Celso Cunha estão apoiando o senador Tasso Jereissati para presidir a executiva nacional do PSDB no biênio 2007/2008.

* A convenção do partido está marcada para 18 de novembro, em Brasília.

* A nova mensagem da Lei de Incentivo à Cultura chegou à Câmara de Curitiba. A vereadora Nely Almeida (PSDB) explica que o projeto aprimora a lei anterior, de 1997, e que tinha algumas distorções.

* Nely espera que a lei seja votada antes da aprovação do Orçamento de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]