Curitiba A Câmara dos Deputados deve votar amanhã a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 548/02 que acaba com a verticalização das coligações partidárias nas próximas eleições. Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PC do B-SP), não houve pedido de partidos no sentido de retirar a matéria da pauta. "Portanto, não creio que seja verdadeira a hipótese de que ela não seria votada por quem quer que seja."
Adversários no campo eleitoral, PT e PSDB devem ser os principais protagonistas das eleições de 2006. Petistas e tucanos, porém, são favoráveis a manutenção da verticalização. O PT já fechou posição a favor da PEC. O PSDB ainda busca uma orientação de consenso, mas a maioria dos parlamentares deve votar favoravelmente a verticalização. O PFL é contra, assim com os médios e pequenos partidos da Câmara (PL, PP, PTB).
A decisão da medida pode ficar nas mãos do dividido PMDB. O grupo peemedebista ligado ao presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), defende a manutenção da medida, que facilitaria o apoio do partido a uma eventual reeleição de Lula. Vários parlamentares com pretensões eleitorais e os governadores da legenda são contra a medida.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas