• Carregando...
 | Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (foto acima), disse ontem que o governo está examinando "exaustivamente" o texto do novo Código Florestal para tomar a decisão de vetá-lo total ou parcialmente. Dilma Rousseff tem até o dia 25 para decidir. Mendes não acredita que seja necessário um veto total, mas disse que alguns pontos estão inadequados. Entre os trechos apontados estão os que falam da recomposição das áreas de preservação permanente (APP) em margens de rios. De acordo com o texto, os imóveis rurais, independentemente do tamanho, com áreas consolidadas em APP ao longo de cursos d’água naturais com largura até 10 metros devem recompor as margens em 15 metros.

Aliás...

Mendes Ribeiro, que está na pasta ligada aos donos de terras, disse que o debate todo sobre o Código Florestal ajudou a eliminar preconceitos. "O preconceito com a área rural diminuiu e o conhecimento sobre a capacidade de produzir do trabalhador brasileiro ficou bem registrado", disse.

TJ quer mais

A Assembleia Legislativa deu início ao trâmite de um projeto enviado pelo Tribunal de Justiça do Paraná. A proposta é de criação de 220 cargos para a estrutura do Judiciário. Neste ano, a previsão é de que isso custe R$ 5,6 milhões aos cofres do estado. No ano que vem, mais R$ 9,6 milhões. Segundo o tribunal, a justificativa é que os últimos cargos criados deram resultado, melhorando o atendimento para a população.

Escritório

O PT apresentou uma emenda que pode inviabilizar temporariamente a reabertura do escritório de representação do Paraná em Brasília. A emenda de bancada elimina da proposta do governo o artigo que transfere para o novo escritório verba do orçamento deste ano. Sem isso, só em 2013 o escritório poderia ser reaberto. A emenda passou na Comissão de Constituição e Justiça, mas a previsão é de que seja derrubada em plenário.

Cascavel contra o tempo

O Observatório Social de Cascavel corre contra o tempo para tentar reverter a decisão da Câmara Municipal, que aprovou, em 2011, o aumento no número de cadeiras de 15 para 21 a partir de 2013. Um abaixo-assinado on-line pretende coletar 10 mil assinaturas de eleitores para entrar com um projeto popular. O prazo para atingir a meta termina à meia-noite de hoje. O endereço eletrônico para quem quiser aderir é: vote.observatoriocascavel.com.br.

Pinga-fogo

"É um direito de todos expressar a opinião. É legítimo que eles [os militares] expressem. Eles gostariam que esse passado fosse passado, que fosse uma página virada. Não é. Eles preferiam que não houvesse essa justiça de transição."

Rosa Maria Cardoso da Cunha, advogada indicada por Dilma Rousseff para compor a Comissão da Verdade.

Colaboraram: Euclídes Lucas Garcia e Luiz Carlos da Cruz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]