Diante da negativa formal recebida esta semana do Departamento de Estado americano para que a CPI dos Correios pudesse ter acesso aos dados da conta Dusseldorf, de Duda Mendonça, o presidente Delcídio Amaral (PT-MS) deu sinal verde para ofensiva paralela. Via alternativa 2 – O relator-adjunto da comissão, Eduardo Paes (PSDB-RJ), vai entrar em contato com o OCC (Office of the Comptroller of the Currency), órgão de controle de ativos criado pelo governo americano depois do 11 de setembro, que tem como estabelecer o caminho dos recursos alimentadores da Dusseldorf. How-to – O deputado tucano já conversou informalmente com integrantes do OCC, que se mostraram dispostos a colaborar. Para trocar informações com o órgão, a CPI não precisará ter o governo brasileiro como intermediário. A "dica" desse atalho veio do Ministério Público. Revirando a gaveta – Na apuração do caso Coteminas, a oposição descobriu que Soraya Garcia, ex-caixa do PT em Londrina (PR), disse ao Ministério Público que a campanha do partido na cidade, em 2004, recebeu generoso lote de camisetas acomodadas em caixas da DNA de Marcos Valério. Cabeças-de-área – O PT escolheu a dedo os dois deputados para indicar para o lugar dos membros do PSOL no Conselho de Ética. Paulo Pimenta (RS) deixou a vice-presidência da CPI do Mensalão depois de pegar carona com Marcos Valério. E Neide Aparecida (GO) teve um ex-assessor entre os sacadores do valerioduto. Bola dividida – Ao deixar de ir à Comissão de Constituição e Justiça, tentando mudar a composição do Conselho de Ética no tapetão, o PT esperava contar com uma mãozinha de Aldo Rebelo. Mas o presidente da Câmara deixará a decisão para o colégio de líderes. Resumo da ópera – Do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que os petistas tentam tirar, junto com Orlando Fantazini (PSOL-SP), do Conselho de Ética para dar lugar a aliados: "Estamos sendo cassados para não cassar ninguém".

CARREGANDO :)

Meio cheio... – Vem aí uma boa notícia para os partidários da candidatura Alckmin. A pesquisa mensal Pulso Brasil, do Ipsos Opinion, detectou pela primeira vez um empate técnico entre o governador paulista e Lula na simulação de segundo turno para 2006. ...meio vazio – A notícia menos animadora para Alckmin é que, segundo a mesma pesquisa, cresce a vantagem de José Serra sobre o presidente no segundo turno. Não houve grande crescimento de nenhum dos dois tucanos, e sim recuo significativo de Lula. Dupla personalidade – Ganhou nome a doença dos petistas que alegam total desconhecimento dos métodos delubianos e defendem punição máxima para os flagrados em delito. É a "síndrome de Creuza", assim batizada em homenagem à personagem da novela "América" que rezava em público e se divertia às escondidas. Cabra macho – Severino Cavalcanti (PP-PE) está cutucando onça com vara curta, dizem os petistas. Entre os alvos do ex-presidente da Câmara no segundo escalão do Ministério das Cidades está uma secretaria sob controle de petistas goianos próximos a Delúbio. Trocando as bolas – Aldo Rebelo não visitou José Dirceu na noite de terça-feira, ao contrário do que registrou o Painel. Nesse horário, conduzia reunião em sua casa, enquanto o deputado cassado participava de um programa de TV.

TIROTEIO

Publicidade

* Do senador José Jorge (PFL-PE) sobre Lula, que se declarou disposto a colocar seu ex-chefe da Casa Civil, agora deputado cassado, no palanque de 2006:

– Acho ótimo. Mas o presidente não deveria levar apenas o Zé Dirceu, e sim toda a equipe do "mensalão", a começar por Delúbio Soares e Sílvio Pereira.