| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Os vereadores de Curitiba querem deixar mais claros os critérios para o pagamento e a prestação de contas com as diárias de viagens bancadas pela Câmara Municipal (foto). Ontem, oito emendas foram anexadas ao projeto inicial, que prevê aumento de 60% ao valor pago com a despesa. Uma das propostas, por exemplo, cria categorias mais baratas para o custeio do deslocamento oficial. A Comissão Executiva da Câmara, autora da proposta, justifica a medida afirmando que há nove anos as diárias não sofrem reajuste. Tanto as emendas como a matéria ainda dependem de aprovação em comissões e dois turnos de votação em plenário.

CARREGANDO :)

Vistoria na Papuda

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado federal Nilmário Miranda (PT-MG) para que um grupo de parlamentares visite o Complexo Penitenciário da Papuda e verifique as condições em que os presos cumprem suas penas. O requerimento inicial previa que os parlamentares checassem a situação do ex-deputado José Dirceu e se o petista tem regalias na prisão, mas o pedido só foi aprovado após a inclusão de um adendo que exige que a visita se estenda a todos os presos da penitenciária.

Publicidade

O número

R$ 4,5 mil será o valor da diária do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em Roma. Ele e o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) representarão o Congresso Nacional na missa que vai celebrar a canonização do padre José de Anchieta, hoje. Juntos, os dois terão R$ 9 mil por dia para gastar.

Adiado de novo

Um novo pedido de vistas na CCJ da Assembleia Legislativa do Paraná adiou a votação do projeto do governo que extingue o cargo de corregedor-geral da Procuradoria-Geral do Estado. Contrário à extinção do posto, o líder do PT, deputado Tadeu Veneri, apresentou um relatório divergente do parecer favorável apresentado há duas semanas pelo relator da matéria, Alexandre Curi (PMDB). O tucano Ademar Traiano, líder do governo na Casa, foi um dos parlamentares que pediu vistas do voto de Veneri. Ele e o Executivo afirmam que a mudança é necessária para corrigir inconstitucionalidades na legislação.

Iguaria proibida

Publicidade

A Comissão de Constiutição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem projeto que proíbe a produção e comercialização de foie gras no estado. "Fígado gordo" em francês, o foie gras é o fígado de um pato ou ganso que foi superalimentado e é considerado uma das maiores iguarias da culinária da França. Autor da proposta, Rasca Rodrigues argumenta que a comida provoca sofrimento às aves e não traz nenhum beneficio à saúde humana.

Pinga-fogo

"Vão quebrar a cara."

Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, sobre as apostas de que os estádios não estarão prontos a tempo para a Copa do Mundo.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia, Chico Marés e Lucas de Vitta.

Publicidade