Pinga-fogo
"Eu vi que há um cartel, é lamentável que haja um cartel, mas não deriva que alguém tenha sido beneficiado. Pode ser, mas não apareceu."
Fernando Henrique Cardoso, sobre as denúncias de formação de um cartel para fraudar licitações de trens e metrô em São Paulo.
O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior (foto), disse ontem que tem o interesse em sair como vice-governador na provável chapa que deve buscar a reeleição de Beto Richa. A afirmação foi dada em entrevista para a rádio Cultura, de Foz do Iguaçu. "Há outros bons nomes e é preciso que haja consenso", afirmou Ratinho. Ele disputou a eleição para prefeito de Curitiba no ano passado e, no primeiro turno, foi o candidato mais votado, com 332.408 (34% dos válidos). No segundo turno recebeu 387.483 votos (40%) e foi derrotado por Gustavo Fruet (PDT)
Nedson
O Ministério Público do Paraná (MP) ajuizou ação contra o ex-prefeito Nedson Micheleti (PT) e seu secretariado por improbidade administrativa. Segundo o MP, uma licitação para a compra equipamentos para a rede de internet nas escolas não seria necessária, pois o serviço era oferecido de graça ao município. Em seu relatório, a promotora Sandra Koch indicou que a licitação e a contratação da empresa foram feitas em desacordo com as metas e programas do Plano Plurianual do Município.
Condenado
O ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot foi condenado por fraudar uma licitação quando ocupou o cargo de secretário de Transportes de Mato Grosso, em 2004. Ele teve os direitos políticos cassados por oito anos. Segundo o Ministério Público, foi montado um esquema para beneficiar a Ann Construção e Incorporação Ltda.
Inimigo local
Ministro do governo Lula, o vice-presidente da Caixa, Geddel Vieira Lima, gravou comerciais na Bahia que exaltam o governo de possíveis adversários de Dilma em 2014 e criaram saia justa nas relações entre o PT e seu PMDB. Geddel exalta feitos dos governos de Minas Gerais, comandado por Aécio Neves (PSDB) entre 2003 e 2010, e de Pernambuco, comandando por Eduardo Campos (PSB).
Reforma política
O Movimento Paraná Sem Corrupção assinou ontem termo de parceria com a ONG Instituto Atuação, a fim de contribuir com o projeto Eleições Limpas, uma proposta de Reforma Política por iniciativa popular. A partir da parceria, promotores de todo o estado receberão formulários de abaixo-assinados para coleta de assinaturas a fim de viabilizar a tramitação da proposta de reforma.
Processo Civil
O projeto do novo Código de Processo Civil (PL 8046/10) poderá ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira. A pauta ainda depende de acordo entre os líderes partidários. Como se trata de um projeto de código, o novo CPC poderá ser votado mesmo com a pauta trancada por três projetos com urgência constitucional vencida.
O número
R$ 2 milhões foi quanto o Senado gastou com a compra de 1,4 milhão de selos em um ano e quatro meses. Uma auditoria aberta em junho apura o gasto, mas até agora não sabe o que foi feito com o material.
Colaborou: Thomas Rieger.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião