• Carregando...

O vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PDT), anunciou hoje que deixará o PDT para ingressar no PSB, do governador Eduardo Campos.

A troca -- comunicada mais cedo ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi -- garante a Campos a possibilidade de se afastar do governo para disputar a Presidência da República, em março, sem perder o comando do estado.

A iniciativa de deixar o PDT foi do próprio Lyra, que disse ter comunicado "seu engajamento total no projeto político do governador Eduardo Campos no PSB".

Além de poder ser governador do estado por nove meses, outro fator que estimulou João Lyra Neto foi o desgaste na relação com o presidente estadual do PDT e prefeito de Caruaru (PE), José Queiroz. Os dois não escondem as divergências e já trocaram farpas em público. A mudança só será comunicada a Queiroz amanhã, por meio de carta.

Além de conversar com Lupi, João Lyra Neto também informou sobre sua saída ao senador pernambucano Cristovam Buarque (PDT-DF).

"O clima foi de completa compreensão, tanto por parte do presidente Lupi quanto do senador Cristovam Buarque. Eles entenderam minha missão junto ao PSB após analisarmos o cenário político nacional", afirmou Lyra em nota.

O ingresso no PSB será formalizado somente na próxima semana.

Troca-troca

Outro que anunciou troca partidária em Pernambuco foi o deputado federal Augusto Coutinho (DEM-PE). Depois de 21 anos no extinto PFL e no DEM, Coutinho migra para o recém-criado Solidariedade.

"O que me leva ao Solidariedade é a ideia de um projeto novo que se descortina na política brasileira e que, a meu ver, se coaduna um pouco mais com aquilo que penso, luto e tenho por bandeiras", afirmou Coutinho em nota.

A mudança não deve afastá-lo do DEM. Como aliado, o Solidariedade deve aumentar o tempo de TV do deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE), nome cotado para disputar o governo de Pernambuco em 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]