O vice-presidente da República, José Alencar, se recupera de uma cirurgia no coração realizada na manhã desta quarta-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Alencar foi até o hospital para realizar exames de rotina quando foi detectada uma esquemia coronariana na parede lateral do ventrículo esquerdo.
Os médicos Roberto Kalil e Raul Cutait optaram, então, por um cateterismo cardíaco e uma angioplastia, procedimentos para desobstruir as artérias do coração e facilitar a circulação sangüínea. Pela angioplastia, um cateter é inserido nas artérias e inflado, pressionando as placas de gordura contra "as paredes" da artéria, desobstruindo-as.
De acordo com o boletim médico, assinado por Maurício Ceschin, superintendente corporativo do hospital, a intervenção cirúrgica transcorreu sem problemas e o vice-presidente encontra-se estável e em boas condições clínicas.
Alencar permanecerá em observação no Sírio-Libanês por até 48 horas.
Em fevereiro de 2004, o vice-presidente foi internado no mesmo hospital, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada da vesícula. Na ocasião, a operação, que costuma demorar 90 minutos, durou mais de três horas. Para se recuperar da operação e de uma pneumonia contraída no pós-operatório, o vice-presidente permaneceu em repouso em São Paulo por quase um mês antes de retomar a rotina em Brasília.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião