Contrariando as pesquisas eleitorais, o candidato Luiz Carlos Hauly (PSDB) atropelou Barbosa Neto (PDT) e vai disputar o segundo turno com o ex-prefeito Antonio Belinati (PP), líder nas intenções de voto desde o início da campanha. Belinati venceu com 36,38% dos votos válidos (98.432) e Hauly totalizou 23,61% (63.891). Barbosa ficou em terceiro, com 22,92% (62.020). A diferença entre Hauly e Barbosa foi de apenas 1.871 votos, o que representa 0,69% do total de votos válidos.
A expectativa para os próximos dias é quanto à possibilidade de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmar a cassação do registro da candidatura de Belinati, determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo a assessoria do TRE, se isso acontecer até o dia 26, quando será realizado o segundo turno, Barbosa poderá ser convocado para enfrentar Hauly.
De acordo com a última pesquisa Ibope, divulgada dia 23 de setembro, os dois candidatos são os que possuem maior rejeição entre o eleitorado. Belinati é rejeitado por 35% e Hauly, por 21%. Numa simulação de segundo turno feita à época, o ex-prefeito venceria o tucano por 44% contra 33%.
Apuração
O primeiro resultado parcial da votação foi divulgado ontem às 18h10, com 52,2% das urnas apuradas, e atribuía 39,45% dos votos válidos a Belinati, 22,76% a Barbosa e 21,05% a Hauly. Barbosa seguiu à frente até a totalização de mais de 90% dos votos. O tucano só ultrapassou o pedetista na reta final da apuração.
Hauly chegou a ter uma diferença de 2.224 votos a mais em relação a Barbosa, mas essa vantagem caiu no final.
Se a campanha eleitoral não foi das mais emocionantes, a apuração foi acompanhada em clima de suspense. Cada parcial era comemorada pelos cabos eleitorais que foram até o Fórum Eleitoral.
Hauly já avisou que pretende conquistar o apoio de todos adversários do primeiro turno e propor alianças inclusive com Barbosa Neto, com quem mais polarizou no primeiro turno. Mas o pedetista já adiantou que não pretende apoiar nenhum dos dois candidatos que disputarão o segundo turno.
Incerteza
O juiz Carlos Maurício Ferreira, coordenador das eleições 2008 em Londrina, afirmou que o processo de impugnação do candidato Antonio Belinati (PP) traz incerteza ao pleito. Entretanto, do ponto de vista da organização do segundo turno, não há alterações. "Não vejo com bons olhos, creio que é uma questão que deveria ter sido decidida antes do primeiro turno, mas o processo segue normalmente", afirmou. Na avaliação do juiz, a votação ocorreu de maneira satisfatória dez pessoas foram autuadas por fazer propaganda, como distribuir santinhos e colar adesivos em carros.
A expectativa do promotor Miguel Sogaiar, designado para a 41ª Zona Eleitoral, que é responsável pelo registro dos candidatos, é de que o recurso de Belinati seja julgado nos próximos dez dias. "Se o TSE indeferir o recurso do candidato, o terceiro colocado vai para o segundo turno. Se não, permanece tudo como está e o eleitor pode ficar tranquilo que seu voto será preservado", explicou.
Deixe sua opinião