Antes de partir para Roma, no próximo domingo, onde vai ocupar o cargo de prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano, o arcebispo de São Paulo, D. Cláudio Hummes, conversou nesta sexta-feira com o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, sobre a visita do Papa Bento XVI à cidade em 2007, no mês de maio. Bento XVI deve passar 3 dias na capital e dois em Aparecida, onde vai abrir a 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina.
A programação ainda não está fechada e os detalhes devem ser acertados nos próximos dias. D. Cláudio Hummes deve levar um roteiro preliminar para ser aprovado pelo Vaticano. O roteiro preliminar inclui um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na capital. O Pontífice também deve ter um encontro com a juventude católica, provavelmente no Vale do Anhangabaú, centro da capital. Uma missa campal deve ser celebrada, possivelmente no Campo de Marte. Mas todos os detalhes ainda deverão ser fechados entre o Vaticano e a Prefeitura de São Paulo nos próximos dias.
Nesta sexta-feira, o arcebispo de São Paulo foi homenageado pelo governo do estado. Ele recebeu a medalha da ordem do Ipiranga, a mais alta condecoração estadual. A entrega aconteceu no Theatro Municipal e teve a presença do governador Cláudio Lembo, do prefeito Gilberto Kassab, além do governador eleito, José Serra. Também participaram a deputada federal Luiza Erundina e o rabino Henry Sobel.
No Vaticano, D. Cláudio vai coordenar cerca de 400 mil padres e diáconos em todo o mundo.A escolha do arcebispo de São Paulo foi feita pelo próprio Papa, que queria um representante da América do Sul no Vaticano e especialmente do Brasil, onde a igreja católica tem muita força.
- Vou com muita satisfação, mas sinto pelos laços de amizade que fiz em São Paulo. Trabalhar numa cidade pluralista com São Paulo me deu muita experiência - afirmou durante a homenagem.