• Carregando...

O assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, afirmou, nesta quinta-feira (26), que o visto de turista concedido à blogueira dissidente do regime cubano Ioany Sanchez não deve afetar o encontro entre a presidente Dilma Roussef e o presidente de Cuba, Raul Castro.

Ele disse achar difícil que a blogueira peça refúgio no Brasil. Hoje, segundo o Conselho Nacional de Refugiados (Conare), 133 cubanos vem como refugiados no Brasil. "Acho difícil. Exilado político nao pode ter atividade política. Não me parece que ela queira isso."

O Itamaraty informou na quarta que concedeu o visto de entrada, como turista, para Ioany. A blogueira, no entanto, ainda não recebeu autorização do governo cubano para deixar a ilha. Marco Aurelio disse não saber qual será a posição cubana. "Isso tem de perguntar ao governo cubano", disse ele, negando que o Brasil tenha colocado Cuba em uma situação desconfortável.

Segundo Marco Aurélio, o assunto não deverá marcar a viagem da presidente à Ilha, marcada para o dia 31 deste mês. "Haverá uma agenda muito importante. Toda a parte de cooperação será importante", disse ele, citando acordos de expansão de crédito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]