• Carregando...
Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba | Henry Milleo / Gazeta do Povo
Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba| Foto: Henry Milleo / Gazeta do Povo
  • Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado

A chapa encabeçada pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (foto), saiu vencedora da disputa pelo diretório municipal do PDT, com pouco mais de 80% da preferência dos membros da legenda. A chapa "Unidade Pedetista" obteve 508 votos. A chapa de oposição "Brizola, Sempre", liderada pelo empresário Raul Alcântara, foi escolhida por 95 eleitores, o que corresponde a cerca de 15% dos votos. Como o regimento do PDT exige representatividade mínima de 20% dos votos para que as chapam tenham membros do diretório, a ala pró-Fruet vai controlar integralmente o partido em Curitiba. Além do prefeito Gustavo, os vereadores Tito Zeglin e Jorge Bernardi estão entre os políticos que compõem o diretório do PDT.

Aliás...

Líder do governo na Câmara de Curitiba, Jorge Bernardi comentou os recentes embates entre o prefeito e vereadores da base. "São situações momentâneas. Damos todo o apoio ao prefeito. Sabemos das dificuldades que ele está enfrentando", disse, citando as greves de servidores que ocorreram na semana passada. Em fevereiro, em um sinal de descontentamento com o Executivo municipal, principalmente com a direção de algumas secretarias, a Câmara derrubou, pela primeira vez, um veto do prefeito. "Há alguma dificuldade de relacionamento com os vereadores, mas a maioria do secretariado tem apoio", minimizou Bernardi.

Pior que tá não fica

Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o PR deve perder cinco minutos de propaganda partidária na televisão. O órgão considerou irregulares algumas inserções do deputado federal Tiririca (SP), entre novembro e dezembro de 2013. No comercial, o parlamentar surge correndo em Brasília e diz que continuará na política. "Vocês têm que me aguentar, galera tem que me aguentar. Porque sem o Tiririca, Brasília mica." O TRE entendeu que as propagandas fizeram promoção pessoal de Tiririca.

Agenda

Hoje – Comissão Especial da Copa da Câmara de Curitiba faz audiência pública, às 14h30, para debater se haverá feriados nos dias de jogos da Copa do Mundo em Curitiba.

Terça-feira – Plenário da Câmara dos Deputados deve votar o projeto do Marco Civil da Internet.

Um basta aos cavalos

O vereador de Curitiba Professor Galdino (PSDB) quer proibir que carroças circulem pelas ruas de Curitiba. O projeto prevê que veículos de tração animal não possam mais andar pela cidade. Segundo o vereador, os cavalos são muitas vezes vítimas de maus tratos, tendo de carregar um peso superior à sua capacidade. Pelo projeto, os animais poderão ser doados para instituições sem fins lucrativos ou sofrer eutanásia se for o caso. Os únicos cavalos autorizados a usar as ruas seriam os do Exército e os da PM.

"As penas de reclusão para tais delitos [de racismo], que podem variar de um a cinco anos, não são suficientes, se não formos capazes de chancelar ações afirmativas que objetivam corrigir déficits históricos."

Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado.

Colaboraram: Rogério Waldrigues Galindo e Katna Baran.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]