BRASÍLIA - A inclusão, na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara da PEC que reduz a maioridade penal tumultua a manhã desta quarta-feira na Câmara. Dispostos a evitar a votação, deputados do PT tentam obstruir o início da votação, protelando o debate sobre outros projetos que antecedem esse item, como o projeto da Mediação, que prevê a possibilidade de entendimento entre as partes antes de recorrer formalmente à Justiça. A PEC da maioridade é o oitavo item da pauta.
Logo no início da sessão houve uma forte pressão de pessoas querendo entrar na sala para acompanhar a votação desta PEC. Os corredores dos dois lados da comissão estão lotados e os deputados estão reclamando que o acesso está muito restrito. As pessoas querem entrar e como não conseguem, protestam gritando: democracia.
Deputados do PSOL e do PSB questionaram o presidente da CCJ, Arthur Lira (PP-AL), sobre a dificuldade de entrar na comissão para acompanhar a votação.
Lira explicou:
— Permitimos a entrada de 15 pessoas de cada lado entrar. A votação está sendo transmitida ao vivo. Não cabe todo mundo nesse plenário. O critério é a lotação — disse Lira.