O movimento O Sul é o Meu País , que realiza uma consulta popular pela separação dos três estados da região, espera alcançar 10 mil votos em Curitiba neste sábado (1.º), segundo o voluntário e advogado Luciano Pereira. A quantidade equivale a 0,77% do total de eleitores de capital, que somam 1.289.215.
No entanto, a adesão em três pontos percorridos pela Gazeta do Povo (Boca Maldita, Terminal Guadalupe e Mercado Municipal) era baixa ao longo da manhã.
A maioria dos votantes contou que soube da consulta por meio de mensagens no WhatsApp e por postagens no Facebook. No entanto, quem parava para deixar a sua opinião estava apenas de passagem pela região. Entre os eleitores havia pessoas de diferentes faixas de idade, mas todos tinham uma mesma opinião: a de que é preciso separar o Sul do restante do Brasil.
Apelidada de Plebisul, a votação não tem validade legal, já que os plebiscitos devem passar pelo Congresso Nacional para serem considerados oficiais, conforme apontou o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) em um parecer que vetou a realização da consulta em território catarinense no domingo (2), mesma data das eleições municipais.
Juristas consultados pela Gazeta também afirmaram que a Constituição permite a livre expressão, mas uma cláusula pétrea proíbe a separação dos estados. “Nós estamos fazendo uma consulta com a população, mas que não é oficial. Nós queremos saber o que as pessoas pensam, para depois avaliar os resultados e criar um grupo de estudos para discutir como funcionaria um novo país, o seu modelo político e tributário”, afirma o voluntário e advogado Luciano Pereira, de Paranavaí, interior do Paraná.
Na consulta não há exigência de qualquer tipo de documentação. Entretanto, os votantes devem ter ao menos 16 anos. Segundo Pereira, o movimento parte do princípio da idoneidade dos participantes. De acordo com ele, os votos no calçadão da Rua XV de Novembro irão até às 14 h deste sábado e depois serão apurados no próprio local. Feito isso, os dados coletados serão mandados para uma central que calculará os resultados.
O movimento O Sul é O Meu País afirma que possui 1,5 mil urnas espalhadas por 400 municípios dos três estados da região. Em Curitiba há 26 locais para votação, como o Mercado Municipal, a Praça Rui Barbosa, o Terminal Guadalupe, o Parque Barigui e alguns shoppings da cidade. Em alguns desses locais, a consulta irá até às 20 h.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Deixe sua opinião