O período de votação nas eleições suplementares realizadas neste domingo (6) em Conceição do Mato Dentro (MG) e Mangaratiba (RJ) acabou às 17h, no horário de Brasília. As novas eleições foram marcadas para essas cidades porque os prefeitos eleitos em 2008 foram afastados de seus cargos.
As assessorias de imprensa dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de Minas Gerais e Rio De Janeiro informaram que acreditam ser possível finalizar a apuração dos votos entre 19h30 e 20h em Conceição do Mato Dentro, e entre 18h30 e 19h em Mangaratiba. O município mineiro tem um colégio eleitoral de 14.319 pessoas. Já no carioca, 25.712 eleitores estão cadastrados.
Os assessores também informaram que as eleições correram com tranquilidade nos dois municípios, e que pelo menos até as 16h45 não havia ocorrido nenhuma troca de urna devido a defeitos. Em Mangaratiba, uma assessora do TRE-RJ relatou apenas dois casos de pessoas que foram detidas sob suspeita de boca de urna, pois portavam listas com nomes de votantes.
A cidade de Dourados, segunda maior do Mato Grosso do Sul, também realiza eleição suplementar neste domingo. O encerramento da votação, no entanto, só ocorre às 18h no horário de Brasília (17h no horário local), porque o estado não participa do horário de verão.
Conceição do Mato Dentro
Em Conceição do Mato Dentro, o prefeito reeleito em 2008, Breno José de Araújo Costa (DEM), teve o registro de candidatura cassado em maio de 2009 por rejeição de contas públicas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele teria desviado recursos destinados ao Programa de Atendimento aos Desnutridos e às Gestantes de Risco Nutricional para comprar cestas básicas para os moradores de Conceição do Mato Dentro. O ex-prefeito nega as irregularidades.
Para a eleição, foram disponibilizadas 73 urnas eletrônicas, das quais 24 reservas para o caso de ocorrência de problemas técnicos. Cerca de 200 mesários vão trabalhar na eleição. Os locais de votação serão abertos às 8h e a conclusão dos trabalhos será às 17h. A cidade mineira já teve, desde 2009, três prefeitos.
Para as eleições de domingo, há dois candidatos: Nelma Cirino, da coligação PR/PT/PMDB/PPS e Paulo Ambrósio, da coligação PTC/DEM/PCdoB.
Mangaratiba
Em Mangaratiba, o prefeito Aarão de Moura Brito Neto, e seu vice, Marcelo Tenório, foram cassados por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação. Em 7 de abril de 2008, último dia permitido pela legislação eleitoral para a revisão salarial de servidores públicos, o então prefeito enviou à Câmara de Vereadores um projeto de reestruturação de cargos e salários que aumentava em 41,4% os vencimentos de 1.450 servidores municipais.
Os novos candidatos são Evandro Bertino Jorge, o Capixaba, da Coligação Renova Mangaratiba (PR, PSL, PC do B, PHS, PRB e PT); o representante da Coligação Por uma Mangaratiba com mais Saúde (PV, PSB e PT do B), Ruy Tavares Quintanilha, conhecido como Dr. Ruy; e o candidato do PMDB, José Luiz Figueiredo Freijanes, o José Luiz do Posto.
Dourados
Os eleitores de Dourados, o segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul (139.942 eleitores), vão às urnas em novas eleições devido às renúncias do prefeito Ari Artuzi e de seu vice, Carlinhos Cantor, em dezembro de 2010. Os dois foram presos durante a Operação Uragano, da Polícia Federal, realizada em setembro de 2010, por suposto envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos, o que ambos negam.
Para as eleições suplementares, os eleitores de Dourados escolhem entre quatro candidatos: Geraldo Sales Ferreira (PSDC), José de Araujo Oliveira (PSOL), Murilo Zauith (DEM) e Genival Antonio Valeretto (PMN).
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Deixe sua opinião