Dois deputados federais paranaenses farão parte da coordenação da Frente Parlamentar pelo Voto Aberto. São Marcelo Almeida (PMDB) e Gustavo Fruet (PSDB). Eles terão a missão de recolher 271 assinaturas entre deputados federais e senadores para encaminhar a proposta de emenda constitucional a favor do voto aberto no Congresso Nacional. O projeto também poria fim ao voto secreto nos legislativos estaduais e municipais.

CARREGANDO :)

Contra corrente – Quem já se antecipou nessa discussão foi a Assembléia Legislativa do Paraná. Hoje, todos os projetos que tramitam na Casa são apreciados por voto aberto. No entanto, corre no Supremo Tribunal Federal (STF), na contra corrente do clamor da opinião pública, uma ação direta de inconstitucionalidade para tentar invalidar a lei paranaense.

Sem resposta – Apesar da transparência no voto, a Assembléia continua devendo a resposta sobre a divulgação da lista de funcionários da Casa. A Gazeta do Povo voltou a cobrar ontem uma resposta sobre o pedido para ter acesso à lista. A solicitação completa hoje cinco semanas. Ainda não houve resposta oficial.

Publicidade

Lista – Já o governo do estado colocou na internet, nesta semana, quem são os ocupantes dos cargos de direção, gerência e assessoria das universidades estaduais, autarquias, serviços autônomos, empresas públicas e sociedades de economia mista. As listas, porém, não contêm o salário dos funcionários. São 2.020 cargos em comissão em órgãos como a Sanepar, Paranaprevidência e Copel. No mês passado, o governo publicou a relação dos cargos em comissão dos órgãos da administração direta do Poder Executivo.

Soy loco por ti – A Agência Estadual de Notícias divulgou ontem que o governador Roberto Requião (PMDB) vai viajar a Havana, em Cuba, de 28 a 30 de janeiro de 2008, para participar da conferência internacional "Por el equilibrio del mundo". O convite foi feito ontem pelo cônsul-geral de Cuba no Brasil, Carlos Trejo Sosa, e pelo cônsul de Cuba Bladimir Martinez Ruiz, durante visita oficial ao governador, no Palácio das Araucárias. O evento é uma homenagem aos 155 anos do nascimento do mártir da independência de Cuba, José Julián Martí (1853–1895).

Cinderela – O deputado federal e presidente estadual do PT, André Vargas, está se auto-proclamando a nova "cinderela por um dia". Tudo porque ele foi designado para representar o PT na reunião de líderes de todos os partidos da Câmara Federal, onde foi discutida a votação da CPMF. O atual líder do PT, Luiz Sérgio, do Rio de Janeiro, sofreu um acidente de carro. Vargas se disse muito feliz pelo fato de o partido confiar no trabalho dele em um tema polêmico.

Diretório – O PSDB de Curitiba formaliza hoje a escolha do presidente do diretório municipal. A presidência continuará nas mãos do vereador e presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso, responsável direto pela homologação da candidatura de Richa em 2004. O vice é o vereador Celso Torquato, ligado ao deputado federal Gustavo Fruet.

Supercomissão – A Assembléia Legislativa aprovou ontem a criação do Centro de Operações Legislativas (Copelegis), uma comissão que vai atuar na análise das projetos de lei apresentados à Mesa Executiva. O centro deve ainda coordenar o assessoramento técnico, jurídico, legislativo e administrativo das comissões especiais e das comissões parlamentares de inquérito, além de elaborar proposições legislativas, relatórios e pareceres, entre outros temas. É a chamada comissão das comissões.

Publicidade

***

"Este é o momento certo para a votação da proposta (do voto aberto nas sessões legislativas). O povo brasileiro espera uma resposta positiva do Congresso Nacional para contrapor à absolvição do senador Renan Calheiros do processo de cassação."

Marcelo Almeida, deputado federal (PMDB-PR)

***

Pinga-Fogo

Publicidade

O ministro de Planejamento, Paulo Bernardo, fará palestra com o tema "Realidade Econômica Brasileira", na próxima segunda-feira às 9h30, no auditório do Tribunal de Contas do Paraná.

*** A palestra integra a comemoração dos 60 anos do Tribunal, celebrados em 2 de junho.

*** O ex-prefeito de Fênix, Aristóteles Dias dos Santos Filho (PMDB), deve pagar uma multa a ser estipulada pelo Tribunal de Contas (TC), por atrasar no envio da prestação de contas do município referentes a um convênio de R$ 44,9 mil firmado em 2006, para a compra de alimentos do Programa Agricultura Familiar.

*** O TC aprovou o convênio, mas multou-o por falta de documentos.

*** Santos Filhos, além de ter o mandato cassado no início de julho, está preso há mais de dois meses em uma das celas do regime semi-aberto da delegacia de Campo Mourão.

Publicidade

*** Ele é acusado de ser um dos mandantes da morte do ex-prefeito Manoel Custódio Ramos (PMDB), em fevereiro do ano passado.