“Comunicação não é o que eu digo, mas sim o que a outra pessoa com quem estou me comunicando compreende”. Isso já se diz há muito tempo. Então, por que cargas d’água ainda existem pessoas que falam, falam, mas não dizem nada?
Explico. Dia desses, negociando a troca de meu celular, a vendedora me falou, entre outras coisas, que seria para “melhorar meu telemóvel”. Tudo bem que eu sabia, por analogia, que ela não estava falando de meu telefone fixo e nem de um batmóvel – que não sei porque veio na minha cabeça na hora, o carro do Batman. Bem, por via das dúvidas falei que não tinha compreendido a proposta. E ela me repetiu, “blábláblá, blábláblá, para o seu telemóvel”. Eu perguntei, “você está falando para o meu celular, é isto?”
Por que as pessoas pensam que falar difícil é falar bonito? Muitas vezes até usam expressões erradas, como por exemplo “a nível de…”- isto é muito feio, errado e jacu.
Cuidado quando for fazer uma negociação, apresentar um projeto, defender uma proposta, apresentar um currículo, enfim, cuidado quando for conversar com alguém que precisa de um pouco mais de cerimônia. Conheça alguns pontos básicos para que você seja compreendido.
Primeiro ponto é saber com quem você irá conversar. Não pense que o outro tem que compreender que você é assim mesmo, esse é seu jeito de falar. É você que tem que ajustar a linguagem, a forma de expor e, inlcusive, pensar no melhor momento para a conversa ou negociação.
Neste caso, é importante que saiba que é sempre o emissor que deve adaptar a forma de comunicar, baseando-se na referência de conhecimento de seu receptor. Não adianta usar termos técnicos pra quem não é da área. Como por exemplo, na hora de dar uma entrevista para um meio de comunicação. O público em geral, não irá compreender. Você perderá uma oportunidade de divulgar seus serviços.
Assim como, não adianta usar gírias bacaninhas ou palavrões em uma palestra ou em uma sala de aula, pra parecer descolado. Muitas vezes o público se sente ofendido e desrespeitado. Mesmo que sejam jovens. Ele irá pré julgar o que você queria comunicar, pois ficará “parado” pensando no palavrão ou na gira ou no termo técnico, e perderá a compreensão do que foi dito na sequência.
Atualmente somos, de um modo geral, muito mais visuais, resultado da televisão e do computador. Por isso que os gráficos, as fotos, enfim, a forma de apresentação tanto do trabalho como de você mesmo, na hora de uma negociação, é tão importante. O cérebro aceita o belo, o harmonioso. Se está bonito, o receptor tende a prestar mais atenção no que é apresentado. Tanto que se uma apresentação está em desarmonia, nós nos incomodamos e o que se pretendia comunicar é rejeitado, gera desconfiança.
E por fim, uma ultima dica de como ser melhor compreendido, é saber a hora certa. Quantas vezes um projeto não é aceito porque as pessoas já estão cansadas, é final do dia ou perto do horário do almoço. Mas não é somente com relação ao hora, se a pessoa acabou de ter um telefonema ruim, tenha certeza que o que você pretendia explicar não será totalmente compreendido. Abrevie ou marque um outro momento.
Comunicação é algo complicado pra caramba, mas é possível melhorar. O principal ponto é o autoconhecimento. A todo momento procure oportunidades para se conhecer, isso faz a diferença na forma como assimilam o que você quer transmitir e negociar.
Por hoje é isso. Na próxima semana, vou escrever sobre alguns pontos importantes de como liderar neste tempo de novas centros de poder e formas de trabalho, online e offline.
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